Prefeitura Municipal de Erechim - Cultura étnica em evidência nas ruas de Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/5984/cultura-tnica-em-evidncia-nas-ruas-de-erechim

16/01/2012

Cultura étnica em evidência nas ruas de Erechim

Cultura étnica em evidência nas rua de Erechim

Desfile temático da I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco de Erechim reuniu milhares de pessoas e encantou a população da cidade

 

A uva, o vinho e as vestes, cantos e danças típicas da cultura italiana foram atração da noite deste domingo nas ruas de Erechim. Milhares de pessoas estiveram presentes na Avenida Maurício Cardoso, na Avenida Sete de Setembro e no entorno da Praça da Bandeira para conferir o desfile da I Festa da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco de Erechim, reunindo centenas de participantes e aumentando a expectativa para a grande festa, que ocorre no próximo final de semana, no Parque da Accie, entre os dias 20 e 22.


Com o tema “Vinho, História e Magia; Nossas Origens, Nosso Orgulho”, o desfile encantou a todos com diferentes carros, grupos e apresentações artísticas, que percorreram um trajeto que ia do Viaduto Ruben Berta, na Maurício Cardoso, até o primeiro trecho da Avenida Sete de Setembro. Foram 29 alas, envolvendo grupos não apenas da cultura italiana, mas de diversas etnias, numa celebração das raízes históricas de nossa cidade e da região Alto Uruguai, que permanecerá acesa através de toda a programação da festa.

 

Feira inicia na sexta-feira

Serão cerca de 184 expositores ocupando um espaço de 1.902 metros quadrados. O pavilhão 1 apresentará tecnologia e produtos para a agricultura familiar com 109 expositores, e, no pavilhão 2, o consumidor encontrará produtos das agroindústrias familiares para adquirir com cerca de 75 expositores. A praça de alimentação será temática com cozinhas das agroindústrias e restaurantes coloniais, ocupando em torno de 1.000m². O ingresso custará R$ 3,00, que podem ser trocados por produtos dentro da Feira. O horário de funcionamento é das 10h às 22h.


A I Feira da Agricultura Familia e a XI Festa di Bacco tem por objetivo identificar e aproximar os fatores que compõe a relação campo/cidade, buscando dar visibilidade à cultura étnica e de raiz intrínseca à agricultura familiar, além de apresentar, com enfoque na cultura étnica impulsionadora da produção, produtos e serviços da agricultura familiar, bem como promover a difusão da cultura do meio rural, em especial a relacionada com as etnias colonizadoras, com ênfase na cultura italiana, incentivando a sua apropriação pelas gerações mais recentes e pela comunidade urbana, promover o turismo rural na agricultura familiar; integrar todos os municípios da região num projeto para o desenvolvimento cultural, econômico e social; promover a permanência dos agricultores familiares no meio rural garantindo a sucessão nas propriedades, através da valorização da cultura e da geração de emprego e aumento da renda; consolidar o Alto Uruguai como um grande pólo de cultura étnica e apresentar os empreendimentos da agricultura familiar constituídos a partir do modo de vida gerado por essas culturas; proporcionar à população do sul do país acesso de forma gratuita ou com baixo custo a toda a programação do evento.