https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6006/governo-municipal-realiza-reforma-paisagstica-em-praas-do-centro
27/01/2012
Governo Municipal realiza reforma paisagística em praças do centro
Governo Municipal realiza reforma paisagística em praças do centro
Prefeita em exercício Ana Oliveira, pôde conferir melhorias que estão sendo implantadas em importantes praças da cidade. Ações fazem parte do Programa de Embelezamento dos Espaços Públicos
Na última quinta-feira (26) a prefeita em exercício Ana Oliveira foi até a praça Boleslau Skorupski conferir o andamento das reformas paisagísticas que estão sendo realizadas desde o início do mês pelo governo Polis, através da secretaria municipal de Meio Ambiente.
A reforma paisagística da praça juntamente com a avenida Maurício Cardoso e praça da Bandeira, visa reavivar os jardins públicos deteriorados pelo tempo, aliando qualidade de vida aos moradores de Erechim. O objetivo é trazer espaços públicos mais belos e harmoniosos, arborizados e ajardinados.
“Esse projeto é muito importante para o ebelezamento de nossa cidade, temos de preservar essas áreas que abrigam nossa comunidade, nossas praças por exemplo são essenciais para que a confraternização seja o principal objetivo entre todos. As reformas estão sendo realizadas para que Erechim seja ainda mais bonita e agradável”, disse a prefeita em exercício Ana Oliveira.
Em todas as obras serão removidas as camadas de solo compactada (cerca de 30cm), colocada camada de terra nova, limpa e livre de torrões e plantas daninhas. Está sendo realizado também, a adubação com cama de aviário curtida e calagem, terminando com o plantio de espécies ornamentais e grama.
As obras de reforma fazem parte de um grande programa da secretaria municipal de Meio Ambiente em parceria com todas as secretarias, chamado “Programa de Embelezamento dos Espaços Públicos”, que já proporcionou a reforma de jardins do Castelinho e Centro Cultural 25 de Julho, e também o embelezamento dos ambientes internos da secretaria de Saúde.
Os maiores efeitos proporcionados pela utilização de plantas nos espaços urbanos são os estéticos e psicológicos. Os efeitos estéticos, evidenciados pelas propriedades ornamentais de cada espécie como forma, cor e textura têm o poder de modificar ambientes visualmente, tornando-os mais agradáveis às vistas de seus usuários. Já os benefícios psicológicos, descritos por muitos pesquisadores, são capazes de melhorar o desempenho e o humor de trabalhadores, reduzir o tempo de internação e uso de remédios em pacientes e melhorar a relação de empresas que possuem jardins atrativos com a comunidade.
Atualmente estão em andamento as obras das UBS´s Bela Vista, Aldo Arioli, Atlântico e Paiol Grande. Serão iniciadas ainda as obras de ajardinamento do CEREST, canteiro central da avenida José Oscar Salazar (em frente ao frigorífico), ajardinamento de quatro academias ao ar livre que serão instaladas, jardim da Escola Lucas Vezzaro e Departamento de Trânsito.
Entretanto, devido a pouca quantidade de chuvas do período, as obras estão sendo efetuadas mais vagarosamente.
PRAÇA DA BANDEIRA
O projeto da Praça da Bandeira inspirou-se em um jardim canadense chamado BUTCHART GARDEN, que utiliza muitas cores e grande diversidade de plantas, porém com espécies adaptadas à nossa região. Será feito um trabalho de cores, permitindo aos usuários diversas sensações, como por exemplo um jardim usando cores que acalmam (verde, azul, violeta, rosa) e cores que “aquecem” (vermelho, amarelo, laranja). Este jardim possuirá cerca de 30 espécies vegetais. Serão introduzidas plantas medicinais, como a calêndula, e aromáticas, como o osmarim e a falsa-hortelã, bem como o plantio de árvores nativas, frutíferas e ameaçadas de extinção, como a corticeira-da -serra, grápia, cabreúva, araucária, cedro, açoita-cavalo, timbaúva, ipê, guavirova, uvaia, guabiju, ariticum...
Também haverá iluminação colorida em algumas árvores e no chão. Serão cortados ainda alguns “ligustres”, os quais foram plantados na década de 50, e hoje encontram-se velhos e deteriorados.
PRAÇA BOLESLAU
A Praça Boleslau Skorupski é um local que remete à colonização. Existem muitas árvores do tipo cipreste, e portanto pretende-se deixá-la com um ar europeu, para homenagear os imigrantes que aqui chegaram. Para isso, serão usadas plantas como o buxinho, azaléia, alfazema, cercas-vivas e flores, além de formas geométricas, caracterísiticas nestes jardins, fazendo uma combinação moderna dos jardins italiano, francês e inglês. Serão plantadas novas árvores como ciprestes, camélias, liquidambar e podocarpus.
AV. MAURÍCIO CARDOSO
Aos moldes da Av. Sete, porém em canteiros menores, a Av. Maurício, que é o coração da cidade, será revitalizada trocando-se algumas árvores da espécie extremosa, que encontram-se também velhas e deterioradas, e plantando-se espécies nativas de porte baixo, como a quaresmeira, pitanga, cereja, primavera, guabiju. Pelo fato de ser mais sombreada que a avenida Sete de Setembro, terá plantas adaptadas a essa condição.