Prefeitura Municipal de Erechim - Construção civil é destaque na geração de empregos em Erechim

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6009/construo-civil--destaque-na-gerao-de-empregos-em-erechim

31/01/2012

Construção civil é destaque na geração de empregos em Erechim

Construção civil é destaque na geração de empregos em Erechim

 

Ações do Governo Municipal impulsionam importante setor que gera emprego e renda ao trabalhador. Nos últimos três anos foram concretizados cerca de 500 mil m² de área habitável construída na cidade

 

           O governo Polis vem fazendo história em Erechim. A última excelente notícia para a comunidade vem do setor da construção civil. Segundo levantamento da secretaria municipal de Obras Públicas e Habitação, Erechim contou no último ano com 161.914,69m² de área total habitável construída.

 

           Isso significa que além das várias obras públicas em andamento como loteamentos sociais, há também uma forte gama de ampliações de residências, novas casas e edifícios sendo construídos na cidade.

 

            O reflexo dessa expansão da construção civil é o que pode ser constatado durante o governo Polis, no que diz respeito a geração de emprego na área. De 2009 a 2011 foram gerados 1151 empregos na construção civil. Tais empregos se devem e muito, ao fato do governo Polis ter um alinhamento entre os governos Federal e Estadual, que trazem a Erechim programas de expansão de moradias populares através do Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo. Essas parcerias geram para Erechim cerca de 1200 casas já construídas, e mais 775 terrenos para as novas moradias já garantidos.

 

           Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Habitação Enio Faitão, “nossas políticas públicas voltadas a habitação, estão gerando uma expansão de emprego e renda ao trabalhador da construção civil, e proporcionando da mesma forma, a realização do sonho da casa própria a milhares de famílias. Esse é o sentido do nosso governo, trabalhar para que a população tenha dignidade, autonomia e renda”, destacou.

 

           Durante o ano de 2008 a área total de construção habitável foi de 99.077,22m². Já em 2009 esse número passou para 123.508,72m², em 2010 chegou a 158.402,79m² e finalmente em 2011 consolidou-se em 161.914,69m². Ou seja, durante o governo Polis já são 449.826,20m² de área habitável construída. O aumento do perímetro urbano em aproximadamente 60%, também foi uma conquista considerável do governo, possibilitando que novas construções fossem concretizadas.

 

           Para o construtor civil Gelson Kuhn de 25 anos e funcionário da construtora Carlotto, “é muito bom esse campo porque Erechim está possibilitando várias construções, o negócio agora é se especializar e colocar a mão na massa”, disse.

 

           Já o colega de Gelson, também construtor civil Mauro Rafael Costa de 38 anos, destacou que “nunca vi tantas obras na cidade nesses 10 anos que trabalho na construção civil, só nos últimos dois anos já trabalhei em cinco prédios”, comemorou.

 

           Esse novo fenômeno de empregabilidade gera oportunidades também a estudantes de Engenharia Civil, como é o caso da jovem Daira Sibele de Oliveira que realiza seu estágio da faculdade na obra da construtora na rua Jacinto Godoy. Aluna do quarto semestre do curso de Engenharia Civil da Uri Campus de Erechim, Daira fiscaliza a obra e é responsável pelo programa de qualidade em questão.

 

           “Aliar conhecimento técnico e teórico com a experiência prática é muito importante para a nossa formação, isso é uma vantagem muito grande, porque com essa ampliação de campo de trabalho adquirimos mais segurança nessa área que tanto cresce em Erechim e precisa de profissionais preparados”, falou a jovem estagiária da área da Engenharia Civil.