https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6010/erechim-presencia-fato-histrico-na-poltica-local
01/02/2012
Erechim presencia fato histórico na política local
Erechim presencia fato histórico na política local
Pela primeira vez na história política do município, duas mulheres comandam os poderes Executivo e Legislativo simultaneamente
A participação da mulher na política tem sido referência no mundo todo. O espaço conquistado por elas ao longo dos anos também merece destaque não apenas nas ações políticas, mas no mercado de trabalho como um todo.
Na manhã da última quarta-feira (1), um fato histórico marcou a visita da prefeita em exercício Ana Oliveira à presidenta da Câmara de Vereadores Vânia Miola. Pela primeira vez na história política de Erechim uma mulher está no comando do Executivo ao mesmo tempo em que outra mulher ocupa a presidência do Legislativo. O encontro além de conversas sobre ações dos dois poderes, serviu para que uma reflexão sobre o espaço conquistado pelas mulheres fosse ressaltado.
Segundo a prefeita em exercício Ana Oliveira, “a mulher vem se consolidando gradativamente na política, e mostrando ao mesmo tempo o seu valor na agilidade e competência da gestão pública. Temos o exemplo de nossa presidenta Dilma Roussef que além de ser a primeira presidenta eleita do Brasil, mantém as políticas públicas para a mulher como um dos pilares de seu governo, e isso é uma sinalização muito interessante, como essa que estamos vivendo hoje em Erechim”, referiu-se.
A presidenta do Legislativo Vânia Miola também destacou o momento e disse que, “a mulher vem mostrando seu valor em todas as áreas na sociedade, isso mostra que capacidade não tem gênero e nem cor”, disse.
Recentemente a prefeita em exercício Ana Oliveira lançou junto a dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro Itinerante de Referência da Mulher que é resultado de uma parceria com o Governo Federal e desenvolverá ações de prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher. A ideia é proporcionar às mulheres momentos de formação, informação, conhecimento e aprendizagem através de palestras, orientações jurídicas, acompanhamentos psicossociais, bem como a participação na Oficina de Artesanato, podendo dessa forma aprender algo que proporcione a oportunidade de garantir a independência financeira, e a geração de emprego e renda.