https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6012/governo-municipal-encaminha-construo-da-upa
03/02/2012
Governo Municipal encaminha construção da UPA
Governo Municipal encaminha construção da UPA
Assinatura de solicitação de despesa para a realização da obra foi assinada pela prefeita em exercício Ana Oliveira. Construção deve iniciar ainda nesse semestre
A tarde da última quinta-feira (2) foi histórica para a saúde pública de Erechim. A prefeita em exercício Ana Oliveira assinou juntamente com secretários municipais e técnicos da área da saúde, a solicitação de despesa para a realização do edital para a construção da Unidade de Pronto Atendimento de Erechim.
Ainda no início do governo Polis, a prefeitura adquiriu uma área de 3.100m² na rua Alemanha com esquina com a rua 20 de Setembro, próximo ao hospital Santa Terezinha num total de R$ 1,24 milhão em investimentos para implantar a UPA. Desde então foi produzido um projeto técnico para as instalações da Unidade de Pronto Atendimento.
O projeto realizado foi aprovado pelo ministério da Saúde e também pelo Núcleo Regional de Vigilância em Saúde. Após as aprovações do projeto pelos órgãos competentes, o governo Polis dá um passo importante no sentido da concretização de um um grande sonho para a área da saúde do município.
A previsão é de que passados os trâmites licitatórios, as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2012. Assim que as obras tiverem início, o governo Federal irá aportar cerca de R$ 1,3 milhão para a construção da Unidade de Pronto Atendimento tipo II, que terá capacidade para 300 atendimentos diários de urgência e emergência, agilizando dessa forma o atendimento realizado atualmente no hospital Santa Terezinha.
No projeto da UPA de Erechim é possível constatar uma área construída de 1408,39m² e que proporcionará melhor desempenho do atendimento à situações de emergência de média complexidade, com objetivo de diminuir a demanda das portas de emergência do hospital Santa Terezinha. Funcionando 24 horas por dia em articulação com a SAMU, melhorará consequentemente o acesso às ações de saúde para a população. Contará entre outras importantes estruturas, com vários consultórios médicos, laboratório de análises, sala de gesso, sala de raio-x, e oito leitos de observação.
Para a prefeita em exercício Ana Oliveira, “é um momento ímpar, esse projeto é o resultado de todo o esforço da equipe de governo, que envolveu todas as secretarias. Essa assinatura simboliza o avanço de nossas ideias de melhorar e dar maiores condições aos profissionais da área da saúde, bem como a saúde de nossa comunidade, que terá atenção especial em todo o processo da rede do Sistema Único de Saúde em nosso município”, sublinhou.
Já o secretário municipal de Saúde Plínio Costa Júnior, destacou que “Erechim nunca investiu tanto em saúde como agora, essas parcerias com o governo Federal são extremamente importantes para que consigamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso cidadão”, disse.