https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6057/ano-letivo-inicia-com-novo-plano-de-carreira-para-professores-da-rede-municipal
23/02/2012
Ano letivo inicia com novo plano de carreira para professores da rede municipal
Ano letivo inicia com novo plano de carreira para professores da rede municipal
Trabalhos de 2012 foram iniciados nesta quinta-feira (23), no Centro Cultural 25 de Julho, num momento marcante para a educação de Erechim
O início do ano letivo é de muita expectativa e disposição para os professores da rede municipal de ensino, que reuniram-se na manhã desta quinta-feira (23) com o Prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o secretário de Educação, Anacleto Zanella, no Centro Cultural 25 de Julho, para oficializar o começo das atividades de 2012. Não poderia ser diferente. Neste ano, uma das maiores lutas da categoria finalmente se torna realidade em Erechim: a consolidação de um plano de carreira que valoriza o empenho destes profissionais que, diariamente, contribuem decisivamente para a formação de crianças e adolescentes nas escolas erechinenses.
O acordo feito entre o Governo Municipal e o Sindicato dos Municipários (SIME) no final de 2011 garante, entre outros benefícios, um aumento real de 12% para cada um dos professores, o que totaliza um investimento adicional de R$ 4 milhões na folha salarial de 2012. Para o prefeito Paulo Polis, não poderia haver melhor notícia para o início deste ano letivo, nem forma mais justa de aplicar este recurso. “É com muito orgulho que o Governo apresenta essa conquista tão importante para a classe do magistério municipal. Não há obra física que se sobressaia à obra humana, que é preservada todos os dias por estes profissionais”, disse.
As palavras de Polis aos professores seguiram reforçando que o empenho e a vontade de transformar a vida destes jovens através da educação devem se manter com a mesma intensidade em 2012. “Os professores vêm desempenhando um papel essencial para o município de Erechim, e temos certeza de que esta dedicação será cada vez maior, e cada vez mais importante para o futuro de nossa cidade. Os jovens de hoje são os cidadãos de amanhã, e, portanto, é fundamental que tenham uma boa educação desde suas bases. É por isso que temos pensado a educação de Erechim da creche à universidade, buscando estrutura e ensino qualificado em cada uma das importantes etapas desta caminhada”, disse o prefeito.
Outros benefícios do novo plano de carreira foram detalhados aos professores pelo secretário de Educação, Anacleto Zanella. Ressalta ele também que serão acrescidos novos níveis profissionais, que de três passam a ser cinco: magistério, graduação, pós-graduação/especialização, pós-graduação/mestrado e pós-graduação/doutorado. A troca de níveis também passa a acontecer de naturalmente, sem a necessidade da realização do estágio probatório. Segundo o secretário, “agora a progressão será automática, conforme a especialização de cada profissional. O acréscimo salarial de cada classe também passa a ser acumulativo. Especializações como mestrado e doutorado terão maior e merecida valorização. São grandes conquistas para a classe”, diz ele.
A construção do novo plano de carreira do magistério foi um processo democrático. Em julho de 2011, os professores levaram ao Governo Municipal uma pauta de reivindicações e escolheram um representante de cada escola, assessorados pelo SIME, para participar das negociações. Entre setembro e dezembro, foram pelo menos 10 reuniões para discutirem a formatação do plano. Além dessas reuniões, quatro plenárias foram realizadas com os professores, tanto para o magistério público municipal quanto para os professores da Escola Municipal de Belas Artes, que também ganham estes benefícios.
Internet wireless nas escolas fortalecerá trabalho de inclusão digital na educação municipal
Além da valorização e do reconhecimento aos profissionais da educação, o Governo Municipal também tem se preocupado em disponibilizar ferramentas que possam melhorar ainda mais o serviço prestado por eles nas escolas. Entre elas, especialmente, o computador e a internet, itens que se tornaram imprescindíveis no mundo de hoje, e que, quando utilizados com consciência, são de grande valia para o processo educacional.
Com o projeto Um Computador Por Professor, implantado em 2011, a administração municipal tem capacitado e atualizado os professores da rede, que utilizarão o conhecimento adquirido para trabalharem junto aos seus alunos, que em 2012 também serão beneficiados com o projeto Um Computador Por Aluno.
Na manhã desta quinta-feira (23), mais uma importante conquista foi confirmada pelo prefeito Paulo Polis: as escolas da rede municipal possuirão, a partir deste ano, internet wireless à disposição de professores e alunos, incentivando o processo de inclusão digital. O contrato foi assinado pelo prefeito Paulo Polis e pelo secretário de Educação, Anacleto Zanella, durante o evento no Centro Cultural 25 de Julho.
A instalação da rede sem fio nas escolas deve iniciar nos próximos dias. A expectativa é de que a rede esteja pronta até o final do primeiro semestre. O investimento do Governo Municipal neste projeto é de R$ 326.726,70.
Segundo o prefeito Polis, “a tecnologia tem avançado, e as escolas precisam acompanhar estes avanços. Temos certeza de que, com profissionais qualificados e as escolas equipadas com computadores, o ensino prestado pelo município deverá se aprimorar muito”, finaliza o prefeito.