https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6069/oramento-participativo-retoma-calendrio-de-assembleias
28/02/2012
Orçamento Participativo retoma calendário de assembleias
Orçamento Participativo retoma calendário de assembleias
Primeira assembleia do ciclo de 2012/13 ocorreu na Linha América e abrangeu comunidades do interior
O último fim de semana foi marcado mais uma vez pelas ações pontuais do Orçamento Participativo. A democracia popular esteve em festa na abertura do ciclo de assembleias 2012/13. A primeira assembleia do ciclo 2012/2013 ocorreu na Linha América no último sábado (25), e compreendeu toda a região 14 que conta com os núcleos Santa Lúcia, Santa Tereza, Linha Batistella, Linha 4 Rio Turvo, Linha São Brás e a própria Linha América.
Na ocasião foram definidas as demandas para o novo ciclo do OP. Na Linha Batistella a comunidade elencou como prioridade a reconstrução da copa e como segunda prioridade foi votada a reforma da quadra esportiva. A comunidade Santa Lúcia priorizou a conclusão do salão comunitário e como segunda prioridade um poço artesiano.
A comunidade da Linha São Brás elencou como prioridade principal a construção de um quiosque, e como segunda prioridade a pré-colocação de uma rede trifásica. Os anfitriões da Linha América votaram pela continuação do salão comunitário, seguido da ampliação e melhoria do estacionamento.
Já na Linha Rio Turvo a comunidade votou pelas reformas da cancha de bochas e churrasqueira; e no Santa Tereza foi encaminhado como principal prioridade a cobertura do clube e também a reforma da cancha de bocha.
A seguir, com a presença do prefeito Paulo Polis, um representante de cada comunidade prestou contas aos presentes sobre as obras que foram realizadas em seus núcleos. O representante da comunidade anfitriã da Linha América, Hermes Solenta falou sobre a importância do OP na vida da comunidade, e destacou “a coragem do prefeito Paulo Polis e da vice-prefeita Ana Oliveira, em implementar em Erechim uma política voltada às necessidades de cada comunidade, nos sentimos cada vez mais incluídos dentro desse processo e isso é espetacular”, disse.
Já o representante do núcleo Santa Lúcia Jair Giacomoni, lembrou da satisfação em o povo do interior ser ouvido pelo governo. “Quero dizer que além de ser muito importante essa ferramenta do Orçamento Participativo, as comunidades do interior nunca foram tão beneficiadas, e nunca aparecemos tanto em fotos por ai como agora, tudo isso graças às inaugurações de obras em todas as comunidades, isso é um orgulho muito grande. Agradeço ao prefeito Polis e a toda equipe do OP em fazer valer a nossa cidadania”, afirmou.
O prefeito Paulo Polis destacou a “importância que esse governo está dando às comunidades, isso é uma justiça histórica; o interior precisa ser ouvido assim como todos os bairros de nossa cidade, e é nesse contexto que o Orçamento Participativo foi criado, para que a cidade cresça de forma harmônica, com mais trabalho, renda, oportunidade e qualidade de vida. Obrigado a todos por aceitarem esse desafio de implantar a democracia popular, pois sabemos que nenhum delegado recebe nada em troca, o que move cada um é o fato de melhorar suas comunidades, essa é a recompensa louvável de cada delegado”, sublinhou.
Os novos delegados eleitos são: Linha 4 Rio Turvo – Milton Dalla Costa; Linha Batistella – Valmor Ficks e Giovani Batistella; Linha Santa Lúcia: Olmir Antonio Giacomoni e Valdecir Domingos Pauletto; Santa Tereza – Arlindo Luiz Cenci; Linha América – Valmir Skrowonski, Nadir Skrowonski, Wilson Centenaro e Ana Puerari Vazatta; e Linha São Brás – Noeli Bandiera.