Prefeitura Municipal de Erechim - LER/DORT foram pautas de encontro realizado pelo Cerest/AU

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6071/lerdort-foram-pautas-de-encontro-realizado-pelo-cerestau

29/02/2012

LER/DORT foram pautas de encontro realizado pelo Cerest/AU

LER/DORT foram pautas de encontro realizado pelo Cerest/AU

LER/DORT foram pautas de encontro realizado pelo Cerest/AU
LER/DORT foram pautas de encontro realizado pelo Cerest/AU

 

Com o apoio do Governo Municipal, encontro tratou sobre a conscientização da síndrome que atinge número elevado de trabalhadores a cada ano

 

           O Centro Cultural 25 de Julho, recebeu na noite da última terça-feira (28) um grande número de pessoas para desenvolveram maior conhecimento sobre a síndrome que atinge milhões de trabalhadores.

 

           Na ocasião o secretário adjunto de saúde João Daltartas destacou as “ações que o governo Municipal realiza na área da saúde, não apenas com as UBS´s e nas melhores condições, mas principalmente nos atendimentos e na atenção às pessoas, destaco também o papel fundamental que o Cerest/AU vem desempenhando, prova disso é esse encontro onde vamos nos aprofundar num problema que atinge inúmeros trabalhadores todos os anos”, sublinhou.

 

           A coordenadora do Cerest/AU Gabriele Selivon salientou que “o momento de conscientização é extremamente importante para que os trabalhadores, assim como as empresas, possam ter rotinas mais saudáveis e que visem uma melhor prevenção”.

 

           Já o coordenador do conselho gestor do Cerest/AU Valdir Basso, destacou a “importância de se debater assuntos que visem a melhor qualidade de vida do trabalhador, o Cerest está de parabéns por essa iniciativa, que todos tenham um excelente proveito”, destacou.

 

            Após os pronunciamentos da noite, foi dado início às palestras com o Dr. João Carlos Veronese Rodrigues, médico do Trabalho do Cerest/Região Centro de Santa Maria, onde abordou os reflexos da LER/DORT em relação ao trabalhador. Em seguida foi a vez da técnica previdenciária do INSS de Erechim Fernanda Belin Donin, realizar a sua palestra abordando o tema dos benefícios por incapacidade, reabilitação profissional e aposentadoria por invalidez.

 

           A LER Representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas forçadas. Também é conhecido por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

 

           Atualmente existem três tipo de estágios onde se deve observar a síndrome. No primeiro estágio, é comum a dor e cansaço nos membros superiores durante o turno de trabalho, com melhora nos fins de semana, sem alterações no exame físico e com desempenho normal. No segundo estágio as dores se tornam recorrentes, assim como a sensação de cansaço persistente e distúrbio do sono, com incapacidade para o trabalho repetitivo; já no terceiro estágio mais avançado, há a sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes, mesmo com repouso. Distúrbios do sono e presença de sinais objetivos ao exame físico.