Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim apresenta estudo técnico para restauro do Castelinho

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6116/governo-de-erechim-apresenta-estudo-tcnico-para-restauro-do-castelinho

20/03/2012

Governo de Erechim apresenta estudo técnico para restauro do Castelinho

Governo de Erechim apresenta estudo técnico para restauro do Castelinho

Empresa contratada relatou impressões iniciais sobre recuperação do prédio histórico, tombado como patrimônio público do município 
 

O Governo Municipal apresentou nesta terça-feira (20) uma prévia do projeto de restauro do Castelinho, contratado junto a uma empresa especializada em restauração de prédios históricos. A apresentação foi realizada pelos arquitetos Fernando Oltramani e Marcos Frandoloso, que detalharam à imprensa local o estudo que está sendo realizado sobre as necessidades para a restauração do prédio, que, cem anos após o início de sua construção, apresenta visíveis danos causados pelo tempo.

 

Antes da apresentação, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirmou que é fundamental a preocupação com o patrimônio histórico do município, do qual o Castelinho é um grande símbolo. “Por toda a simbologia que este prédio carrega consigo, acreditamos que o restauro e a conservação do Castelinho são essenciais para a preservação de nossa identidade cultural. Por se tratar de um prédio tombado, tivemos dificuldades para encontrar empresa especializada para fazer este projeto, mas ele finalmente está em andamento”, disse o prefeito.

 

Segundo Polis, assim que concluído e aprovado o projeto, o município deverá se empenhar para buscar formas de viabilizar a execução da obra. “Ainda não temos o valor definitivo do restauro, mas sabemos que não será um investimento pequeno. Também por isso justifica-se a necessidade de um bom projeto, assim como temos feito com tantos outros. Com um projeto elaborado em mãos, podemos ir em busca de recursos junto ao Governo Federal, uma via que temos utilizado para trazer obras essenciais para o município”, complementa Polis.

 

Para a elaboração do projeto de restauro, dois pontos fundamentais têm sido levados em consideração: a restauração dos danos existentes ao prédio e também sua utilização consciente e sustentável depois da restauração. Segundo Fernando Oltramani, um dos arquitetos responsáveis, “estão sendo observadas e respeitadas as leis de preservação ao patrimônio histórico, e também levados em consideração pontos essenciais como a sustentabilidade e a acessibilidade a este monumento da história de Erechim”.

 

Como pontos mais urgentes apontados pelo diagnóstico dos especialistas, destacam-se a substituição dos materiais de pontos essenciais do prédio e a reparação de danos causados pelo tempo e pelo uso do edifício. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Edgar Paulo Marmentini, o projeto de restauro deve ser concluído até o mês de maio. Antes de finalizado, ele será discutido com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - COMPHAC .

 

Saiba mais sobre o Castelinho

 

Este prédio em madeira, construído entre 1912 e 1915, serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, órgão que projetou e demarcou as ruas, avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim. É um símbolo vivo da colonização, que traduz o esforço, o trabalho e o progresso dos colonizadores. É o prédio em madeira mais antigo da cidade.


A obra foi contratada pelo Sr. Guilherme Franzmann e construído pelo Sr. Germano Müssig, entre 1912 e 1915, e inaugurado em 20 de abril de 1916. A madeira veio do município de Getúlio Vargas, e as pedras, que formam os alicerces, vieram das cabeceiras do Rio Dourado. Foram transportadas pelo Sr. Olinto Zambonatto. O prédio do Castelinho ocupa uma área equivalente a 603,91 m².



O Castelinho está tombado como Patrimônio Público pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988 passou para o domínio do município de Erechim. Atualmente, o prédio abriga ao Centro de Apoio ao Turista e o Memorial da Comissão de Terras.