Prefeitura Municipal de Erechim - Violência doméstica é pauta em ações de políticas públicas para a mulher

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6161/violncia-domstica--pauta-em-aes-de-polticas-pblicas-para-a-mulher

03/04/2012

Violência doméstica é pauta em ações de políticas públicas para a mulher

Violência doméstica é pauta em ações de políticas públicas para a mulher

 

Tema é constantemente abordado em ações desenvolvidas pelo Governo Municipal

 

           O Governo Municipal através da Coordenadoria da Mulher, vem realizando um trabalho de conscientização e de diálogo junto às mulheres de diferentes setores, sobre um assunto que infelizmente vem ganhando volumes assombrosos em todo o país.

 

            A violência doméstica acaba por ser um mal que atinge milhões de mulheres atualmente, e faz com que a vida social seja inibida pelo medo num grande número dessas vítimas. Com este panorama apresentado por diferentes pesquisas nacionais, que a Coordenadoria da Mulher, ligado diretamente ao gabinete da vice-prefeita, vem apresentando pontuais políticas públicas para a mulher em Erechim.

 

           Na última semana, a vice-prefeita Ana Oliveira esteve palestrando sobre temas diretamente ligados a questão da violência doméstica. Na última quarta-feira (28-03), a equipe da Coordenadoria da Mulher esteve no CRAS II Parque Lívia, onde a vice-prefeita Ana Oliveira palestrou para as mais de 80 mulheres que participam do programa Lady e Arte, juntamente com beneficiárias do Programa Bolsa Família. Na quinta-feira (29-03) foi a vez da vice-prefeita palestrar no CRAS III Presidente Vargas, onde cerca de 40 mulheres puderam ouvir um pouco mais sobre as formas de violência patrimonial, psicológica, sexual, física e moral que muitas mulheres sofrem.

 

           Puderam da mesma forma discutir e achar meio de romper com o ciclo de violência existente, que compreende tensão – explosão – lua-de-mel. A vice-prefeita também falou sobre a identificação de uma vítima que sofre com a violência doméstica, e os caminhos alternativos a esses casos de violência.

 

           Atualmente, segundo dados da Delegacia da Mulher, Erechim é o município que mais tem registros de ocorrências de violência contra a mulher (cerca de nove casos são registrados todos os dias). A Coordenadoria da Mulher possui um papel fundamental nesse encorajamento de registros realizados, uma vez que através de políticas públicas para a mulher, resgata e estabelece um diálogo para caminhos alternativos a serem trilhados por mulheres que sofrem com a violência doméstica.

 

           A Lei Maria da Penha, também é tema abordado nas palestras ministradas pela vice-prefeita Ana Oliveira. Nesse contexto que na última segunda-feira (2-04), a vice-prefeita participou do Programa “Vivendo Saúde”, desenvolvido pela empresa Aurora de Erechim, que por meio da Fundação Aury Luiz Bodanese, que busca promover ações de cunho educativo e preventivo na área social, visando a melhoria da qualidade de vida, fornecendo informações sobre DST, HIV/AIDS, Hepatites, álcool, tabagismo, drogas, questões de gênero e violências. O programa desenvolve ainda, sete oficinas de capacitação com multiplicadores de informações para que estes desenvolvam ações preventivas na unidade da empresa e na comunidade local.

 

           Segundo a vice-prefeita Ana Oliveira, “nossa administração tem desenvolvido programas que dialogam diretamente com as mulheres sobre questões pontuais como trabalho, renda, família, e violência doméstica; somos um governo preocupado em melhorar e cuidar das pessoas e é exatamente isso que estamos proporcionando em cada encontro, em cada projeto executado, em cada conversa com as mulheres de todas as comunidades”, destacou.