https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6172/cras-ii-vila-unio-promove-feirinha-de-pscoa
09/04/2012
CRAS II Vila União promove feirinha de páscoa
CRAS II Vila União promove feirinha de páscoa
A páscoa foi marcada por atividades especiais no CRAS II Vila União. Entre elas, destacou-se a Feirinha de Páscoa, que aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Parque Lívia. Realizada pela primeira vez neste ano, a feira foi uma proposta da Oficina de Economia Doméstica, que atende usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, cujos usuários são beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada).
Na feirinha foram comercializados ovos de chocolate, cestinhas e coelhinhos produzidos nas oficinas de Artesanato Leydi Arte, promovida pelo Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher, e nas oficinas de Economia Doméstica promovidas pelo CRAS e pela Secretaria de Cidadania do município.
A proposta foi incentivar a comercialização dos produtos confeccionados nas oficinas, possibilitando que, além da aprendizagem das técnicas artesanais, os participantes tivessem oportunidade de exercitar o comércio destes produtos, aprendendo na prática conceitos de produção coletiva, lucro, capital de giro, partilha, além de noções de vendas e contato com fornecedores.
Segundo a psicóloga e Coordenadora do CRAS, Valéria Barancelli, “a partir destas experiências os participantes percebem que, com o domínio de algumas técnicas, força de vontade e o apoio do poder público, podem gerar renda tanto em empreendimentos individuais como coletivos, complementando a renda familiar ou até mesmo sendo a principal fonte de sustento para a família. Nosso objetivo é que os usuários possam sair da condição de dependência dos programas de transferência de renda, mas que isso aconteça através de atividades que respeitem as limitações e valorizem as competências de cada indivíduo, pois muitos de nossos usuários possuem baixa escolaridade e condições de saúde que dificultam a inclusão no mercado de trabalho formal.”
Segundo a Economista Doméstica e coordenadora da Feira, Valdete Jantsh Klein (CAPA), “a feira tem a proposta de comercializar produtos de qualidade com preços acessíveis a todos, promovendo o comércio justo e a inclusão tendo em vista que muitos compradores de baixa renda não teriam acesso a ovos de chocolate para presentear os filhos e familiares devido aos preços praticados pelo mercado. Por isso a feira foi realizada no Bairro Parque Lívia, pela proximidade com os bairros de maior vulnerabilidade social.
A feira também serviu para aproximar o CRAS da Associação de Moradores do Bairro Parque Lívia, que ofereceu o espaço do Centro Comunitário, além de ter auxiliado na divulgação da Feirinha de Páscoa. Os participantes avaliaram a atividade como uma experiência positiva. Segundo Marli, “a oficina está sendo uma experiência para aprender e conseguir gerar minha própria renda.” Taína se surpreendeu com o volume de vendas: “A Feira foi uma experiência legal, aprendemos coisas novas e superamos nossas expectativas nas vendas. Está sendo um aprendizado.” Luci já está fazendo planos pro futuro. Ela conta que “a primeira feira foi uma experiência boa, melhor do que esperávamos, trabalhamos em equipe e futuramente pensamos em montar uma Associação.”
A avaliação dos coordenadores do projeto foi muito positiva, tendo em vista que o produtos foram todos comercializados. A ideia é que, após a partilha dos lucros, os participantes possam dar continuidade à produção tendo em vista o Dia das Mães.