Prefeitura Municipal de Erechim - PRÉ-ENEM tem aula inaugural
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6180/pr-enem-tem-aula-inaugural

10/04/2012

PRÉ-ENEM tem aula inaugural

PRÉ-ENEM tem aula inaugural

 

Centro Cultural 25 de Julho ficou completamente lotado por estudantes, que acompanharam a aula inaugural do programa preparatório da Prefeitura para o acesso ao ensino superior.

 

           A noite da última segunda-feira (9-04) foi de satisfação e início dos trabalhos voltados à preparação de estudantes da rede pública de ensino, que participam do curso oferecido pela Prefeitura de forma gratuita, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

           Desenvolvido pelo Governo Polis e Ana, através do Gabinete da Primeira Dama e secretaria municipal de Educação, o PRÉ-ENEM conta ainda com a parceria da UFFS, IFRS, UEGRS e 15°CRE, e visa oportunizar aos estudantes de escolas públicas que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, a possibilidade de preparo para o ingresso ao ensino superior. O curso é pensado como um modelo pedagógico próprio, com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequadas às necessidades educacionais dos estudantes envolvidos na prova fazendo-os disputar a tão sonhada vaga na Universidade em igualdade de condições com os demais candidatos.

 

           No início da noite, as coordenadoras do curso Luciana Baruffi e Franciele Marques, falaram sobre a metodologia pedagógica usada para esse ano, bem como locais onde serão realizadas as aulas, carga horária e também a apresentação do desempenho dos alunos que realizaram o curso em 2011.

 

           Segundo levantamentos junto à Ouvidoria do município, foram aprovados 150 estudantes junto à universidades federais; 100 estudantes aprovados junto à instituições privadas, cinco estudantes que receberam bola integral em universidades federais e outros 16 estudantes que conseguiram junto ao PROUNI, bolsas dentre 50% e 100%. A média da pontuação dos alunos que cursaram o PRÉ-ENEM da Prefeitura, foi de 690 pontos, sendo a maior pontuação chegando a 900 pontos.

 

           Os alunos tiveram a oportunidade de, durante quatro meses de curso, reforçarem seus conhecimentos sobre assuntos gerais e básicos para a preparação para as provas do ENEM, e também para o vestibular.

 

           Após a explanação das coordenadoras foi a vez do governo Municipal, homenagear os professores e monitores envolvidos com o curso PRÉ-ENEM do ano passado, uma vez que o mesmo foi reconhecido e certificado pelo Prêmio Gestor Público 2011 como sendo uma política modelo de incentivo à educação. Cada colaborador recebeu das mãos do prefeito Paulo Polis e da Primeira Dama Cristiane Zamboni Polis, uma réplica do certificado Prêmio Gestor Público 2011.

 

           A secretária municipal de Educação Elaine Rocha, destacou o PRÉ-ENEM como “uma política pública que enche de orgulho todos os erechinenses, pois oportunizar um ensino público de qualidade é defender a ideia de que todos devem ter condições mais justas para realizarem o sonho do ensino superior”, disse.

 

            Já a Primeira Dama Cristiane Zamboni Polis falou que “entender esse programa é ter a clareza de que a educação é a chave para melhorarmos a vida das pessoas de forma direta e sólida. Esse caminho a ser trilhado só é possível porque temos atualmente em Erechim, um governo que trabalha em conjunto com parceiros importantes. Ninguém chega a lugar algum sozinho. Somos seres interpessoais, que dependem da união para alçarmos voos necessários para o bem comum”, destacou.

 

            O prefeito Paulo Polis destacou no ato de abertura dos trabalhos do PRÉ-ENEM, “a necessidade em dar ao jovem as ferramentas para construir o seu destino. Hoje pensamos a educação em nosso município da creche a universidade, através de parcerias estamos desenvolvendo um trabalho que fortaleças as instituições de ensino superior, porque trabalhar com nossos jovens é trabalhar para nosso futuro. Quero agradecer toda nossa equipe que faz o PRÉ-ENEM ser um programa sério e inclusivo, agradecer também ao palestrante da noite o professor Dilvo Ristoff, fonte inesgotável de sabedoria, que aceitou o convite de vir hoje a noite realizar uma grande aula junto de vocês, estudantes. Digo a todos que a UFFS tem o DNA desse homem, tive o privilégio de no dia da assinatura que selou a vinda da universidade à nossa cidade, estar ao lado dele juntamente com o presidente Lula, o ministro da educação e o secretário Anacleto Zanella, e uma frase dita pelo professor Dilvo marcou muito em minha alma, no meu coração. Disse ele que a universidade é o pilar central para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Hoje em Erechim, temos na UFFS mais de 1200 alunos, esse é o cara, o homem que com propriedade acadêmica nos mostra que a educação é a chave para o desenvolvimento. E o nosso PRÉ-ENEM vem ao encontro dessa lógica porque oportuniza, prepara, encaminha e investe no jovem e naquele que quer voltar a estudar a entrar no ensino superior. Os jovens erechinenses que trabalham e que almejam um futuro cada vez melhor através do conhecimento, podem contar com esse governo. Desejo a todos uma excelente palestra com o professor Dilvo, e um grande curso a todos”, destacou.

 

           Sob uma grande salva de palmas dos presentes o prefeito assim como as autoridades da noite, voltaram às cadeiras do Centro Cultural 25 de Julho, onde puderam acompanhar a aula inaugural do PRÉ-ENEM ministrada pelo professor e ex-reitor da UFFS Dilvo Ristoff.

 

           A aula retratou a questão da avaliação educacional, bem como os desafios a serem encontrados na atualidade. Antes de iniciar a aula o professor Dilvo Ristoff, destacou o empenho do prefeito Paulo Polis na vinda da UFFS à Erechim, dizendo que “Erechim tem um prefeito que sabe investir em Educação como poucos, e por isso não tenho dúvidas que ações como essa de criar um curso preparatório para o ENEM vem a corroborar com o que digo”, destacou.

 

           Ao fim da aula inaugural a estudante Reni Portella da Escola Estadual Érico Veríssimo, falou sobre a importância do PRÉ-ENEM em sua vida. Segundo ela, “é muito importante um governo pensar por esse lado, em dar oportunidade a pessoas como eu, que estudo em escola pública, de auxiliar na realização do sonho em ingressar no ensino superior, tenho 27 anos e decidi voltar a estudar e vou agarrar essa oportunidade, porque não tenho condições de pagar um cursinho particular”, destacou.

 

           Esse ano o PRÉ-ENEM disponibiliza 800 vagas a estudantes. Algumas turmas tem aulas todas as segundas e terças-feiras à noite, e outras frequentam às aulas nos sábados durante o dia todo. Tudo para facilitar a disponibilidade dos estudantes, o curso é gratuito e terá uma duração de seis meses.