Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito destaca empreendedorismo regional em encontro com o Governador

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6191/prefeito-destaca-empreendedorismo-regional-em-encontro-com-o-governador

13/04/2012

Prefeito destaca empreendedorismo regional em encontro com o Governador

Prefeito destaca empreendedorismo regional em encontro com o Governador

 

Reunião de trabalho faz parte do programa “Encontros para o Desenvolvimento” do governo Estadual. Prefeito Paulo Polis destacou ações essenciais para o desenvolvimento do Alto Uruguai. “Peço que o senhor inclua definitivamente a nossa região na rota do desenvolvimento sustentável e equilibrado do Estado”, disse o prefeito de Erechim

 

           O governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, coordenou na última sexta-feira (13-04) pela manhã, os trabalhos da audiência pública realizada pelo governo do Estado por meio da secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, onde a região do Alto Uruguai elencou através de reuniões com entidades representativas, cinco prioridades para o desenvolvimento regional.

 

           Abrindo os trabalhos o governador Tarso Genro passou a palavra ao prefeito Paulo Polis que disse, “antes de tudo gostaria de falar sobre o momento delicado que estamos passando em relação ao racionamento de água, destaco que nos últimos 10 anos Erechim passou por quatro racionamentos de água. O que precisamos nesse momento governador, é que as obras de transposição do Rio Cravo fossem iniciadas imediatamente após a abertura dos envelopes licitatórios que ocorrem no próximo dia 18, onde conheceremos as empresas que farão esse trabalho. Esse é um pedido da comunidade de Erechim, não podemos falar em desenvolvimento sem falar num bem fundamental que é a água, essa transposição resolverá um problema que temos em Erechim há mais de 25 anos. Quanto a temas regionais, destaco o nosso hospital Santa Terezinha, um hospital regional, onde precisamos terminar as obras que já estão iniciadas, principalmente na ampliação dos blocos cirúrgicos e equipamentos, porque esse é um hospital de referência histórica para nós. O segundo tema regional é a respeito da atração de investimentos, na busca de implantação de empresas em nossa região, temos sim governador, capacidade para abrigarmos novas empresas e indústrias, temos matéria prima em toda a cadeia produtiva da agricultura, gostaria que o senhor colocasse o Alto Uruguai no mesmo patamar de outras regiões do estado para receber essas empresas e indústrias.

 

           O terceiro ponto é a questão da infraestrutura, que através da duplicação da ERS-135 Passo Fundo – Erechim, poderemos melhorar os acessos a no UFFS por exemplo, porque nesse momento temos um grande pólo de educação, juntamente com o Instituto Federal, juntamente a Universidade Federal Fronteira Sul, a URI, a FAE, e a UERGS. E por último governador, falo em relação a nossa querida UERGS, que é uma universidade que durante muito tempo precisou de cuidados especiais e não os teve, peço que tenha uma atenção especial a essa universidade que conta com educadores competentes e que com os devidos investimentos poderá ser um importante pilar em nossa educação. Quero dizer também que o Alto Uruguai gaúcho tem uma capacidade empreendedora impressionante, que durante muito tempo o governo do Estado, o governo Federal não olhava o suficiente para nós governador, por isso quero que o senhor olhe com carinho para a nossa região a inserindo na rota do desenvolvimento sustentável e equilibrado esse é o sentido simples e objetivo de minhas intenções”.

 

           Após a fala do prefeito Paulo Polis, representantes regionais falaram sobre as demandas da região. Os assuntos ficaram por conta da Segurança Pública, através de aumento de efetivo, apresentado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Décio Vicelli; quanto ao desenvolvimento econômico, a ideia foi de buscar maior investimento por parte do governo do Estado e a proposta foi feita pelo presidente da ACCIE Mário Cavaletti. A ideia do melhoramento das vias da região por asfalto e acessos, foi exposta pelo presidente da AMAU Ademar Basso; sobre a saúde foi cobrado maior investimentos no setor público da região Valdir Basso presidente do Conselho Gestor do CEREST e por fim para expor as demandas da agricultura familiar o coordenador do SUTRAF-AU Ari Pertuzatti destacou a questão da energia elétrica no campo e sua necessidade de melhoria constante na produção rural, bem como a educação do campo e o apoio as fortalecimento cooperativo dos agricultores familiares.

 

           Depois de abordados os assuntos em pauta, secretários estaduais relacionados aos devidos temas apresentaram suas ações nas respectivas áreas, bem como alguns prognósticos que serão implementados pelo governo Estadual. Boas notícias foram encaminhadas como a participação de Erechim em programas fundamentais na agricultura, bem como o anúncio da melhoria dos acessos e trechos da região entre municípios que há tempos buscam uma definição por parte do Estado, como é o caso do trecho que dá acesso ao município de Aratiba.

 

            Estiveram presentes no evento deputados e secretários estaduais, prefeitos, secretários municipais e vereadores da região, além de entidades de ensino, sindicatos e movimentos sociais. Segundo o coordenador da Participação Popular Cidadã do Alto Uruguai Dino Giaretta, “realizamos uma atividade prévia antes do evento, onde juntamente com as entidades, nos possibilitou a realizar o levantamento de prioridades que a região do Alto Uruguai necessita, sendo assim, tivemos como enriquecer o encontro trazendo os secretários estaduais correspondentes com as demandas em questão”, destacou.