Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal inicia entrega de novos lares aos "beira trilhos"
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6205/governo-municipal-inicia-entrega-de-novos-lares-aos-beira-trilhos

20/04/2012

Governo Municipal inicia entrega de novos lares aos "beira trilhos"

Governo Municipal inicia entrega de novos lares aos "beira trilhos"

 

Cerca de 40 famílias beira-trilhos já desfrutam de suas novas moradas no Loteamento Minha Casa, Minha Vida. Políticas públicas de habitação trazem dignidade e a oportunidade de um recomeço às famílias

 

 

           O Governo Polis e Ana vem se destacando em inúmeras ações que visam desenvolver a cidade de Erechim ainda mais a cada dia. Isso se dá por meio de uma administração voltado ao povo e suas necessidades. Partindo dessa perspectiva é que na manhã da última sexta-feira (20), deu-se início ao processo de relocação de 39 famílias que residiam às margens dos trilhos da estrada férrea, no bairro Polígono 21 de abril.

 

           Essas famílias agora possuem um novo lar para que suas vidas sejam recomeçadas com mais dignidade, agora no Loteamento Minha Casa, Minha Vida que dispõem de 102 casas, o terreno para a construção do loteamento foi doado pelo município, que também fez os projetos. O sorteio dos beneficiados pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha foi realizado ainda em 2009 e desde então a Prefeitura viabilizou toda a infraestrutura necessária para que os novos moradores pudessem ser instalados o quanto antes.

 

            Durante todo esse processo houve um trabalho pontual entre Prefeitura, Movimento Popular Urbano, Caixa Econômica Federal e moradores. O jovem Orlei Gomes Neques, morou durante 10 anos nas margens da viação férrea no Polígono 21 de Abril. Pai de uma filha, morava juntamente com a esposa numa casa de 6m X 3m. Pela parte da manhã quando funcionários do departamento da Habitação realizavam cadastramentos e auxiliavam no processo de relocação, Orlei colocou sua mudança para fora da antiga casa, despediu-se e desabafou: “vida nova”. No interior da casa da família Neques, havia uma pintura com giz de cera em um tapume, de uma casa que segundo Orlei, “era o que eu imaginava durante muito tempo pra gente”, disse.

 

           Funcionários da Corsan e da RGE também foram aos poucos realizando o desligamento da energia elétrica e da água no Polígono 21 de Abril. Na parte da tarde muitas famílias já encontravam-se instaladas no Loteamento Minha Casa, Minha Vida, e em meio a tantas mudanças o jovem Orlei emocionado comentou, “agora sim é meu lar, onde vou cuidar da minha família com dignidade, depois de mais de dez anos vou morar longe do lixo, vou ter o meu canto, o meu palácio e cuidarei dele todos os dias”, emocionou-se.

 

           Já o morador Vanderlei Cardoso, falou da “alegria em ter um canto próprio, um lugar onde posso ver a alegria estampada na família, essa é a nossa casa, e o que é nosso ninguém tira, agradeço e muito a esse governo que vem transformando a vida de muitas pessoas, inclusive da minha família”, agradeceu.

 

           Em meio às mudanças realizadas pelos agora ex “beira-trilhos”, as crianças ambientavam-se com as ruas do novo condomínio que conta com água encanada, rede elétrica, casas com quatro cômodos e segurança. Dentre os próximos dias, os demais moradores poderão ocupar as suas novas casas. Segundo o secretário de Obras Públicas e Habitação Enio Faitão, “é um Loteamento adequado com toda a infraestrutura necessária, habitações dignas e de acordo com a necessidade de cada morador, lembramos que os próximos moradores estarão sendo conduzidos às suas residências em breve, pois estamos concluindo alguns reparos em certas residências”, completou.