Prefeitura Municipal de Erechim - Lançado maior evento de rali de velocidade do Brasil

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6213/lanado-maior-evento-de-rali-de-velocidade-do-brasil

25/04/2012

Lançado maior evento de rali de velocidade do Brasil

Lançado maior evento de rali de velocidade do Brasil

Lançado maior evento de rali de velocidade do Brasil
Lançado maior evento de rali de velocidade do Brasil

 

Prefeito Polis destaca organização dos realizadores do evento e participação de grande quantidade de voluntários como marcas do povo erechinense 

 

           Foi dada a largada para o maior e melhor rali de velocidade do Brasil. Na noite desta terça-feira, 24, o Erechim Auto Esporte Clube, lançou a 15ª edição do Rally Internacional de Erechim, que entre os dias 16 e 20 de maio vai receber competidores de vários estados brasileiros e países da América do Sul para a disputa da segunda etapa do Campeonato Sul-americano, abertura da temporada do Brasileiro e segunda prova do Gaúcho de rali de velocidade.

 

         A solenidade de lançamento contou com expressiva participação de autoridades, competidores e convidados, no Clube do Comércio. Durante o evento foi apresentada a programação do Rally de Erechim que contará com cinco dias de atividades. A programação manteve a base da realizada em 2010 com recepção as equipes já na quarta-feira, 16 de maio, largada promocional da quinta, 17, shakedown e super prime noturno na sexta, 18. A corrida começa justamente neste super prime noturno e segue no sábado e domingo.

 

         O presidente do Eaec, entidade promotora do Rally, Roland Koller salientou no lançamento que este é um ano importante para a prova erechinense. Ele agradeceu aos que fizerem a seguem fazendo a história do Rally. “É com a participação de todos, poder público, parceiros, colaboradores, apoiadores, que conseguimos fazer um evento cada vez maior e melhor”, frisou Koller.

 

         O coordenador do Rally de Erechim Claudio Pagliosa apresentou a estrutura da prova e as novidades deste ano. Falou sobre a programação que começará na quarta, 16 de maio. “Junto ao Rally teremos no parque da ACCIE, a realização do segundo salão de turismo com a participação de vários municípios de nossa região, que estarão debatendo e mostrando o potencial turístico de cada um”, explicou Claudio.

 

          “Nesta edição teremos o Rally Carbono Zero. Estaremos plantando árvores ou reflorestando uma área, para neutralizar as emissões de carbono provocado pela corrida”, destacou Claudio.

 

          “Esse ano completamos 15 anos de rali velocidade, uma busca constante do melhor Rally, tarefa árdua, trabalhosa, mas um novo desafio a cada evento. O Rally de Erechim se solidifica a cada edição, como um evento de cada um de vocês, se não fosse desta maneira, não teria a grandiosidade que possui, pois cada cidadão é o seu idealizador e seu promotor, unindo a paixão, emoção e a ousadia de todos”, frisou.

 

         Claudio entregou ainda uma homenagem ao prefeito Paulo Polis, e vice, Ana de Oliveira, e aos fundadores do Eaec,  Atos Pires de Oliveira e Nilton Campagnolo. Eles receberam um espumante, que este ano, levará a marca do evento.

 

O Rally

          Adilson Stankievicz, diretor de prova do Rally de Erechim, foi quem apresentou a programação do evento e também as novidades em termos de especiais (trechos cronometrados). Pontos tradicionais conhecidos pelo público como o salto dos Verdureiros foram mantidos pela organização para a corrida deste ano, que se localizará, tanto no sábado quanto no domingo, próximo ao Parque de Apoio, que estará localizado junto ao parque da Accie.

 

          O Rally abre com a super especial (super prime) na noite de sexta-feira, 18 de maio, e segue com mais seis trechos cronometrados no sábado e o super prime à tarde. No domingo serão mais quatro especiais fechando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados. Fico com o sentimento de ter feito alguma coisa boa e colaborado”, salientou.

 

Mérsan e Maia enviam mensagens

 

          O presidente da Confederação Sul-americana de Automobilismo (Codasur), Hugo Mérsan, não pode estar na solenidade desta terça-feira, mas enviou uma mensagem em vídeo. Destacou a homenagem feita pela entidade ao seu ex-diretor de ralis, Ricardo Gorbaran, falecido em 2011.

 

         Frisou ainda sua alegria em saber que Erechim tem trabalhado para fazer seu evento cada ano de forma “mais organizada e melhor”. “Sempre nos surpreendem positivamente”, salientou em relação a organização.

 

          Quem também não pode se fazer presente foi o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia. Em sua mensagem enviada aos organizadores do Rally, destacou a importância que o evento tem tido para fomentar o turismo e o comércio regional. Argumentou ainda que o trabalho feito pela organização junto a escolas do município, tem gerado inclusão social.

 

Prefeito destaca envolvimento

           O prefeito de Erechim, Paulo Polis se mostrou empolgado com o lançamento da 15ª edição do Rally de Erechim. “Este não é apenas um evento, é o evento. É um orgulho para nós enquanto administração poder participar da prova. Nosso objetivo foi fazer o Rally no mês que marca o aniversário do município, pois justamente este destaca e celebra a característica do nosso povo. Estamos vendo este evento crescendo e melhorando há 15 anos. Quando vemos mais de 1000 voluntários trabalhando em prol do evento, é que notamos este espírito do nosso povo, que se renova a cada ano e transforma esta cidade”, encerrou.

 

Patrono do Rally

 

          Todos os anos o Rally de Erechim condecora alguém que fez ou faz algo em prol do automobilismo e do rali. Este ano, a homenagem lembrou Abrão Jaime Safro, erechinense que começou sua vida no automobilismo no início da década de 80 competindo como navegador de rali de regularidade, ao lado do amigo e piloto Luciano Betio.

 

          Também foi presidente do Eaec. Hoje se dedica a advocacia e a paixão pela pecuária e cavalos, especialmente da raça crioula. É vice-presidente do Nucleo Alto Uruguai de Cavalos Crioulos. “Estou muito surpreso e feliz com esta homenagem”, disse Abrão.

 

Texto: Edson Castro - Assessoria de Imprensa do Rally