https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6216/prefeitura-cobra-corsan-para-reduo-da-tarifa-de-gua-durante-racionamento
26/04/2012
Prefeitura cobra Corsan para redução da tarifa de água durante racionamento
Prefeitura cobra Corsan para redução da tarifa de água durante racionamento
A Prefeitura de Erechim, em audiência mantida pelo prefeito Paulo Polis com o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, cobrou da Corsan a redução da tarifa de água para este período de racionamento. A exigência é de que a redução ocorra tanto na tarifa residencial quanto na comercial. O motivo é a qualidade inferior da água que vem sendo distribuída no município durante o período de racionamento.
Segundo Polis, “a tarifa cobrada pelo serviço deve ser sobre a água que está sendo distribuída no momento, e não a que normalmente recebemos em nossas residências e estabelecimentos. Em virtude da estiagem e do nível baixo da barragem de captação, a distribuição tem sido prejudicada, reduzindo a possibilidade de uso desta água pela população. A Corsan tem de levar isto em consideração na hora de efetuar a cobrança das taxas”.
Polis ressalta que o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, afirmou que a exigência será estudada pela estatal para ser implementada no município. O prefeito ainda destaca que “aguardamos o retorno da Corsan sobre o assunto para os próximos dias. Esta é uma medida necessária, e temos certeza de que ela será avaliada com o cuidado necessário. Esperamos que a população possa ter na sua conta um valor justo”.
A questão da água em Erechim, além das medidas emergenciais que vêm sendo tomadas pela Corsan e pela Prefeitura Municipal, terá em breve uma solução eficiente começando a tomar forma. A transposição das águas do Rio Cravo para a barragem de captação da Corsan, obra aguardada há décadas pela população, será iniciada na próxima segunda-feira (30), marcando um momento histórico para Erechim. Ela deve garantir sustentabilidade no abastecimento de água do município para os próximos 25 anos, mesmo em períodos de estiagem.
Durante o início da obra, Prefeitura e Corsan também deverão assinar o contrato para o Programa de Abastecimento de Água e Saneamento de Erechim, que totaliza R$ 260 milhões de investimentos na qualificação do serviço de tratamento e distribuição de água no município – nos quais está incluído o valor da transposição, que é de R$ 32 milhões. O contrato, o maior da história de Erechim, atenderá as exigências do Plano de Saneamento Básico do município, construído coletivamente entre o Governo Municipal e a população.