https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6233/governo-municipal-visita-obra-de-ampliao-do-bloco-cirrgico-do-santa-terezinha
07/05/2012
Governo Municipal visita obra de ampliação do bloco cirúrgico do Santa Terezinha
Governo Municipal visita obra de ampliação do bloco cirúrgico do Santa Terezinha
A obra de ampliação do bloco cirúrgico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha deverá duplicar a capacidade de realização de cirurgias no hospital. Nesta sexta-feira (4), o prefeito Paulo Polis, acompanhado da vice-prefeita Ana Oliveira, do secretário adjunto de Saúde, João Daltartas, e do diretor da FHST, Sidnei Rugeri, visitou a obra para conferir como está a construção deste novo espaço do hospital.
Neste mês de abril, um recurso para ser utilizado em mais uma etapa da ampliação foi recebido pelo Governo Municipal e repassado para o hospital: a terceira parcela de R$ 1.070.912,88 de um total de R$ 2.141.825,76 referente ao repasse emergencial aos Hospitais Públicos Municipais Prestadores do SUS. O valor será utilizado para a aquisição de novos materiais e equipamentos médicos para o Centro Cirúrgico.
Segundo o prefeito Paulo Polis, a ampliação física e o aprimoramento do serviço do Santa Terezinha são prioridades do governo. “Tanto a ampliação do bloco cirúrgico quanto a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, que também está se encaminhando são necessidades do Santa Terezinha para que o serviço prestado à população seja cada vez mais qualificado”, afirma.
Polis salienta o grau de dificuldade para a realização da obra e a eficiência com que até o momento o serviço tem sido realizado. “O hospital que atende não apenas ao nosso município, e sim mais de 80 municípios do norte do Estado. É um local de grande fluxo de movimento durante todo o dia, sete dias por semana. Fazer uma obra como esta sem parar a operacionalização do hospital é um grande desafio, e tem sido cumprido com eficácia”, afirma.
A previsão para a conclusão da primeira etapa da obra, que são de cinco salas cirúrgicas, é para o mês de junho. O restante da obra será concluído até dezembro, com a construção de mais cinco salas cirúrgicas e a central de materiais esterilizados.
Em virtude da limitação do espaço físico ao seu redor, a ampliação do bloco cirúrgico está sendo realizada verticalmente, com a construção de novos andares em cima da estrutura já existente, que será reforçada para sustentar as novas instalações. Junto da ampliação, também está prevista uma reforma estética na parte exterior do Hospital, dando um visual mais moderno e bonito para esta referência em atendimento hospitalar de que dispõe Erechim.