Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito destaca empreendedorismo e o novo momento de Erechim na abertura da Feira Construir
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6235/prefeito-destaca-empreendedorismo-e-o-novo-momento-de-erechim-na-abertura-da-feira-construir

04/05/2012

Prefeito destaca empreendedorismo e o novo momento de Erechim na abertura da Feira Construir

Prefeito destaca empreendedorismo e o novo momento de Erechim na abertura da Feira Construir

 

Feira teve abertura oficial na tarde da última quinta-feira. Parcerias e a importância da construção civil foram salientadas pelas autoridades. “ Vivemos um período produtivo e histórico em Erechim, onde uma família pode planejar a sua vida da creche à universidade, do trabalho à moradia digna”, destacou o prefeito Paulo Polis

 

           A III edição da Feira Construir teve sua abertura oficial no fim da tarde da última quinta-feira (03-05) nas dependências do Parque da ACCIE. Estiveram presentes no ato os realizadores do evento como a Prefeitura Municipal de Erechim, Sinduscon, Caixa Econômica Federal, bem como os apoiadores ACCIE, RBS, meios de comunicação e demais expositores.

 

           O primeiro a se pronunciar foi o presidente do Sinduscon João Aleixo Bruschi, que destacou o empenho da comissão organizadora e o grande momento do setor mobiliário e da construção civil em Erechim. “Estamos vivendo em Erechim uma gama de oportunidades nesses setores, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dos profissionais”, disse.

 

           O cenário habitacional vem apresentando grande demanda, com crescente oferta no ramo mobiliário e da construção. Essa nova realidade tem promovido a união de forças do mercado da construção e do mobiliário, e tem favorecido o aumento da oferta de mão-de-obra especializada e a instalação de novas empresas.

 

          Isso tudo requer ações imediatas que busquem a integração dessas categorias e o incentivo para novos empreendimentos, o desenvolvimento tecnológico e financeiro desses setores.

 

           Por tudo isso, é que Erechim realiza sua terceira feira setorial da construção e mobiliário – a Construir 2012 - objetivando potencializar as ações desses setores, através de exposições, troca de informações sobre inovações tecnológicas, com possibilidade de atualização e realização de negócios durante e após o evento.

 

           A Construir tornou-se uma grande Feira setorial geradora de negócios. Contará com 130 expositores e contemplará os mais diversos segmentos ligados à construção civil e mobiliário. Nesta edição, através do Programa Qualificar para Gerar Oportunidades, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a empresa Tigre trouxe uma unidade móvel para desenvolver curso de instalador hidráulico predial à 90 profissionais que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

 

           Junto a tudo isso, une-se o 8º Feirão da Caixa da Casa Própria com o objetivo de oferecer, através de empresas parceiras, opções de financiamento para quem deseja construir, reformar ou adquirir imóvel pronto, usado ou na planta. No Feirão será possível fechar negócios, conhecer o imóvel e dar entrada nos documentos do financiamento.

 

           O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da Feira Construir Walmir Badalotti, agradeceu a todos que colaboraram para a realização da feira nesse ano, “quero destacar também que essa comissão vem trabalhando desde o fim da Feira em 2011, para que esta edição fosse ainda melhor. Graças a união das secretarias municipais, nos foi possível garantir que tivéssemos em mãos a alavanca propulsora e um pilar de sustentação da realização de uma feira setorial. Atitudes empreendedoras fizeram com que a Construir fosse um evento vencedor, e que ao mesmo tempo proporcionasse um mundo de possibilidades e oportunidades. A Construir nasceu de uma ideia de que Erechim e região também poderia realizar a exemplo de outras cidades, feiras de negócios com o propósito de alavancar o desenvolvimento dos setores produtivos locais. O setor da construção e mobiliário tem uma participação importante na economia local, sendo um segmento econômico em completa ascensão e desenvolvimento e que oportuniza a geração de milhares de empregos, contribuindo para que a cidade de Erechim seja uma das cidades que mais emprega no Rio Grande do Sul nos últimos três anos e uma das 50 cidades que mais emprega no país. Planejamos uma feira que tivesse a marca da inovação e a evolução tecnológica do mundo contemporâneo, e que possibilitasse profissionais da área criarem a partir de sua inteligência, novas formas de utilização de recursos naturais, compatibilizando com a preservação do meio ambiente. Sejam todos bem vindos a Construir 2012, conheça, experimente, aprecie, tudo que há de mais moderno na construção, realize o sonho da casa própria, viva intensamente essa feira”, destacou o secretário.

 

           O superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal Lúcio Roberto Hackenhaar, destacou em seu pronunciamento a importância entre a parceria da Caixa com o município e o papel destacado que a feira tem na região. Já o prefeito Paulo Polis realizou um discurso voltado às novas perspectivas em que a cidade está vivendo. “Essa é uma feira que já faz parte de Erechim, quero saudar em especial todos os veículos de comunicação, pois todos tem um papel importante no processo de dar vigor pra essa feira, agradecer a parceria da Caixa Econômica Federal da qual faço parte há anos e onde aprendi muitos valores, agradecer a Câmara de Vereadores em nome da presidenta Vânia Miola pela discussão e aprovação dos grandes projetos, com certeza os vereadores tem sido grandes aliados no desenvolvimento de nossa cidade.

 

            Temos muito caminho pela frente, Erechim é um pólo de desenvolvimento e geração de riquezas, e a cada dia que passa demonstra sua vocação empreendedora. Temos a obrigação de buscar em todas as nossas ações uma cidade ainda maior melhor, sempre trago comigo que cada decisão conjunta deve ser transformada em trabalho, e que cada trabalho deve ser executado tendo em mente um município mais próspero, mais justo e mais sustentável. Foi assim que nasceu a ideia da Feira Construir, juntando esforços numa parceria público-privada com a vontade de criar oportunidades e soluções para o setor habitacional de Erechim. Vivemos num contexto onde as cidades devem ser olhadas como organizações vivas, devem atualizar as suas identidades, devem reconhecer-se no estágio em que se encontram. Com esse presente tão tecnológico, tão mágico temos que reagir rápido com relação às mudanças. Daí a necessidade de nos relacionarmos, de criarmos alianças estratégicas como as que criamos, com a Sinduscon, com a RBS, com todos os meios de comunicação, com a ACCIE, com a Caixa Econômica Federal, e como criamos com as empresas expositoras e comunidade que precisa tanto de moradia.

 

           O papel da prefeitura e do prefeito, é de promover confiança mútua, a produtividade e o respeito. Unir ao invés do dividir; aproximar ao invés de afastar; trazer para o convívio comunitário o melhor de cada um para o benefício de todos.

 

            Essa feira tem dois grandes objetivos: o objetivo econômico que faz com que o segmento da construção civil fortaleça nossa economia e crie ainda mais oportunidades de emprego e renda para toda cadeia produtiva da construção civil; e o grande pilar que é o objetivo maior da nossa parte pública, que é o objetivo social onde centenas de famílias realizam seus sonhos de entrar na casa própria e pagando prestações que caibam nos seus bolsos. Queremos através da terceira edição da Feira Construir e o Feirão da Casa Própria, tornar Erechim um lugar melhor mais solidário, mais humano, mais justo e para todos, isso para mim e para nossa equipe de governo tem um valor inestimável, e é pra isso que trabalhamos duro todos os dias. Vivemos um período produtivo e histórico em Erechim, onde uma família pode planejar a sua vida da creche à universidade, do trabalho à moradia digna. Entramos definitivamente no mapa dos investimentos do governo Federal e Estadual, e isso é sem dúvida alguma um diferencial competitivo enorme.

 

           Nossa economia está crescendo, mas temos e precisamos traduzir isso em melhorias sociais, e com certeza minha gente, a habitação é o melhor resultado social que se pode construir para nossa população. Que Deus abençoe o talento e o trabalho de quem construiu em 94 anos esta cidade, que a cada dia nos surpreende e nos emociona. Uma ótima feira a todos”, desejou o prefeito Paulo Polis.