https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6292/creas-debate-abuso-sexual-em-atividade-no-cc-25-de-julho
25/05/2012
CREAS debate abuso sexual em atividade no C.C 25 de Julho
CREAS debate abuso sexual em atividade no C.C 25 de Julho
Ações fazem parte do dia nacional de combate ao abuso sexual e à exploração sexual. Mais de 700 adolescentes participaram da atividade
Aconteceu no último dia 18 de maio no Centro Cultural 25 de Julho, evento organizado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O objetivo da criação desta data é mobilizar a sociedade em geral para o combate a essa forma de violência, além de estimular a denúncia contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Foi apresentado aos alunos do Senai, Projovem, Mais Educação e Eja a peça "Memórias de Nina" da Dueto Produções que trata exatamnete do dilema do abuso sexual. Situação abordada pelo CREAS, mais de 700 adolescentes puderam conferir a peça bem como participarem de debate após o número artístico.
Segundo a coordenadora do CREAS Juliane Batistti, “ o tema é um fato que infelizmente ocorre também em nossa sociedade e precisa ser encarado, através da apresentação de teatro atingiu o público de forma mais dinâmica e interativa, o evento foi muito produtivo, uma vez que trabalhamos essa temática em nosso trabalho”, destacou.
Conforme o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dentre as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes, as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico para fins sexuais.
Além de crime e cruel violação dos direitos humanos, essas expressões resultam em danos para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis a esse tipo de violência. Entre outras conseqüências, as vítimas estão sujeitas ao uso de drogas, à gravidez precoce e indesejada, a distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis.
Para mudar esta realidade é necessário combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema, fator que contribui com o ciclo de violação aos direitos das vítimas. Em Erechim, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos, atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, dando apoio, orientações e acompanhamento as vítimas e suas famílias. A grande maioria dos casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar e Ministério Público, podendo também serem realizadas através do Disque Denúncia Nacional – 100, a ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar.