Prefeitura Municipal de Erechim - Município é representado no IV Seminário Nacional de Educação Integral

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6331/municpio--representado-no-iv-seminrio-nacional-de-educao-integral

12/06/2012

Município é representado no IV Seminário Nacional de Educação Integral

Município é representado no IV Seminário Nacional de Educação Integral

Município é representado no IV Seminário Nacional de Educação Integral

 

Evento ocorreu em Brasília e abordou as “Contribuições do Programa Mais Educação”. Atualmente Erechim atende 1560 alunos através do programa nacional. Representante da secretaria municipal de Educação esteve presente

 

           Aconteceu nos dias 29 a 31 de maio, o IV Seminário Nacional de Educação Integral em Brasília, fato esse que contou com a participação da diretora da Educação Integral da secretaria municipal de Educação, Juliana Wrublewski.

 

           As contribuições do Programa Mais Educação no país são muitas, na aprendizagem, nas oportunidades que os estudantes tem nas mais diversas áreas do conhecimento e os recursos PDDE/Educação Integral que as Escolas que desenvolvem as atividades recebem todo ano, para a aquisição de materiais e ressarcimento dos monitores.

 

           O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem como objetivo reforçar a autonomia gerencial e participativa de alunos, pais, professores, e demais servidores da educação, incentivando a autogestão escolar e o exercício da cidadania através da participação da comunidade no controle social. Também tem a finalidade de prestar assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

 

           O Programa Mais Educação é desenvolvido pelo governo Polis nas escolas Caras Pintadas, Othelo Rosa, Luiz Badalotti, Paiol Grande, Cristo Rei e D. Pedro II, abrangendo 1350 estudantes participantes em todas as escolas. São desenvolvidas atividades nas áreas do Macrocampo de Acompanhamento Pedagógico abrangendo ciências, matemática e português; Macrocampo de Esporte e Lazer incluindo atletismo, basquete de rua, voleybol, handebol, futsal, basquetebol, karatê, educação física; Macrocampo Cultura e Artes que abrange Banda fanfarra, canto coral, capoeira, danças, desenho, leitura, percussão, teatro; Macrocampo Comunicação e uso de mídias que conta com hip hop, grafite, fotografia, história em quadrinhos, jornal escolar e rádio escolar e o Macrocampo cultura digital que compreende informática.

 

           Juliana Wrublewski, diretora da Educação Integral no município disse que “o seminário é perceptível a consolidação da Educação Integral no Brasil mediante inúmeras discussões que acontecem em todos os Estados e principalmente, com a ousadia e comprometimento das lideranças do Poder Público, é possível se concretizar essa política. Educação Integral não é modismo, é realidade é fundamentação teórica e prática, é o diferencial que está na Educação do país”, falou a professora que representou a rede municipal de ensino no seminário nacional.