Prefeitura Municipal de Erechim - Prouca chega a Escola Caras Pintadas
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6346/prouca-chega-a-escola-caras-pintadas

18/06/2012

Prouca chega a Escola Caras Pintadas

Prouca chega a Escola Caras Pintadas

 

Esta é a quinta escola municipal a receber o Programa Um Computador por Aluno. As próximas serão a D. Pedro II e a Cristo Rei

 

             Mais uma escola da rede municipal de ensino foi beneficiada com o Programa Um Computador por Aluno. A comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Fundamental Caras Pintadas, no bairro São Vicente de Paula recebeu o prefeito Paulo Polis, a vice Ana Oliveira, a secretária de Educação, Elaine Alves da Rocha, o vereador Jaime José Basso que fizeram a entrega oficial de 440 netbooks para os estudantes desta escola na manhã de sábado, dia 16 de junho.

 

            A inclusão digital no Sistema Público Municipal de Ensino tem como objetivo contribuir com o processo de formação continuada em Informática Educativa, buscando a aquisição de novas competências e a articulação de todos para a promoção da aprendizagem escolar. A utilização das tecnologias na sala de aula é um desafio para o Núcleo Tecnológico Municipal e para os professores que fazem parte do Sistema, onde todos contribuirão para que resultados positivos sejam alcançados em prol da educação do município.

 

           O prefeito Polis falou do grande momento por qual passa a educação no município, onde foi criado um novo plano de cargos e salários para os professores, investe-se em formação continuada em qualificação profissional para que a aprendizagem dos estudantes seja cada vez melhor. Disse que a Secretaria Municipal de Educação cumpriu o desafio proposto no início da administração ao implantar um novo modelo de educação com recursos próprios. Destacou ainda a importância de obras físicas para uma educação plena mas o quão fundamental são as obras humanas, ou seja, aquelas que preparam e indicam o melhor caminho para os estudantes. Para o prefeito, é assim que a administração municipal cuida das pessoas. “A educação municipal está trilhando um belo caminho, e agora aliado as novas tecnologias, os professores têm o desafio de despertar a curiosidade positiva em cada um de seus alunos”.

 

            A secretária municipal de Educação, Elaine Alves da Rocha observou o momento como resultado de um processo em que muitos se empenharam. “A tecnologia é mais uma ferramenta, ela não substitui o professor nem uma boa pedagogia dentro da sala de aula. É sim, uma nova maneira de aprender, uma nova maneira de ensinar”, destacou. Para o vereador e ex-secretário de Educação, Anacleto Zanella, foi através de uma visão audaciosa do prefeito Polis, somada a uma equipe dedicada ao seu trabalho que a Secretaria Municipal de Educação conseguiu colocar esta ferramenta de ensino à serviço da comunidade.

 

            A estudante Dejanira Joice dos Santos Vieira, falou do privilégio em estudar na Escola Caras Pintadas e saber que tem mais um instrumento que irá colaborar com o seu aprendizado. Daniela Segheto, mãe do estudante Gustavo Segheto de Moraes manifestou a satisfação em saber que “nossos filhos tem a oportunidade de na escola ter um computador individual, e isso vem contribuir para o ensino dos estudantes e oferecer uma educação que acompanha os dias atuais”. Para a professora Marinês Madalena Galeazzi, “oportunidade de termos um computador por estudante como mais uma ferramenta na qualificação do trabalho pedagógico, assegura o sucesso do Processo de Ensino-Aprendizagem de cada estudante”. Segundo a diretora Anelise Fátima Bianchi, a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. “Os estudantes ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os estudantes também constroem conhecimentos, formando assim um processo de diálogo constante entre professores e estudantes”.

 

            Quatro mil estudantes da escolas municipais de ensino fundamental receberão O Programa Um Computador por Aluno – Prouca, num investimento de R$ 1.507.760,00 adquirido pelo município com recursos próprios. Até o momento 3.260 estudantes das escolas Paiol Grande, Othelo Rosa, Jaguaretê, Luiz Badalotti e Caras Pintadas já receberam o seu netbook. Todos os professores também já possuem um notebook para projetarem as aulas. Em breve, as escolas do município deverão contar também com internet wireless, conectando alunos e professores à grande rede virtual de compartilhamento de informações.

 

           Também participaram do evento, a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Fausta Kolba, a Diretora de Informática Educativa da Secretaria de Educação, Márcia Silva, os vereadores, Cezar Caldart, José da Cruz e Sérgio Alves Bento, a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, a secretária adjunta de Cidadania, Nelci Dagostini, e o presidente do bairro São Vicente de Paulo, Mário Nunes, além de secretários e servidores públicos.