Prefeitura Municipal de Erechim - Governo municipal inaugura a Escola de Educação Infantil Lucas Vezzaro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6347/governo-municipal-inaugura-a-escola-de-educao-infantil-lucas-vezzaro

18/06/2012

Governo municipal inaugura a Escola de Educação Infantil Lucas Vezzaro

Governo municipal inaugura a Escola de Educação Infantil Lucas Vezzaro

 

Localizada no Bairro Linho, escola atende 160 estudantes em tempo integral

 

             Novas vagas para a educação infantil é o que proporciona a Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro inaugurada no último sábado, dia 16 de junho pelo Governo Municipal. A construção da escola foi motivada pelo desejo da administração em sanar a problemática da falta de vagas na educação infantil bem como atender ao pedido da comunidade do bairro Linho em ter nas suas proximidades, uma escola de educação infantil, facilitando deste modo a vida das famílias que residem naquela localidade.

 

           O projeto foi requisitado pela Prefeitura de Erechim ao Governo Federal, e tornou-se possível graças ao alinhamento e o esforço político para a captação de recursos federais. A obra, cujo valor total supera os R$ 2,2 milhões, teve um investimento federal de R$ 1.271.330,84 para a construção do prédio, somado a contrapartida da Prefeitura e aos investimentos para a construção da cerca e do acabamento paisagístico no local, que garantem segurança e conforto aos alunos.

 

           A escola é um espaço amplo, alegre e acolhedor que tem como principal objetivo cuidar e educar crianças, estimulando o seu desenvolvimento humano, proporcionando a formação necessária para a difusão das potencialidades dos pequenos estudantes. A escola foi construída enraizada a princípios de solidariedade e amor ao próximo, pois seu nome é uma homenagem ao menino Lucas Vezzaro, que morreu em 2004 no acidente com o ônibus escolar que caiu na barragem da Corsan. Seus pais, Sérgio e Cleci Vezzaro falaram da honra em ver uma escola com o nome de seu filho. Emocionada, Cleci sublinhou que a solidariedade e o amor ao próximo faz a diferença na vida das pessoas. ?Estou profundamente orgulhosa em saber que os professores desta escola vão contar a história do Lucas e tenho certeza que ela ficará para sempre na memória de todos os erechinenses?.

 

            Para o prefeito Paulo Polis a escola nasceu com valores e pilares fortes, baseado num grande gesto humano. São estes princípios que se pretende difundir nesta escola através da valorização da educação municipal. Falou do objetivo do governo em ampliar as vagas de educação infantil no município e isso já se comprova com a criação de 1100 novas vagas deste o início de 2009. O feito conquistado comprova o quanto a administração pública está empenhada em oferecer educação de qualidade para as pessoas que mais precisam. ?Sinto-me orgulhoso em saber que os pais recebem deste governo escolas bem equipadas, novas ou reformadas, merenda escolar de qualidade e acima de tudo com equipes qualificadas e motivadas para atender seus filhos?, sublinhou o prefeito.

 

           A EMEI Lucas Vezzaro atende hoje 160 crianças em turno integral. São nove salas de aula, 13 turmas, 34 professores, quatro cozinheiras, quatro auxiliares de limpeza, cinco atendentes de creche e oito estagiárias auxiliando na docência. Na próxima semana inaugura-se a nova escola Dr. Ruther Alberto Von Mühlen e assina-se o contrato com a empresa que construirá mais uma escola de educação infantil, desta vez no Bairro Paiol Grande.

 

            Também participaram da inauguração, a vice-prefeita Ana Oliveira, o vice-presidente do Poder Legislativo, Jaime José Basso, o padre Jóssi Golembiewski da Capela Bela Vista, a secretária de Educação, Elaine Alves da Rocha e adjunta, Juliane Bonez, o vereador e ex-secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, o vereador Ernani Mello, autor do projeto de lei que institui o nome da escola, a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Fausta Kolba, a diretora Luciana Tomazoni de Oliveira e sua vice Silvia Maria de Oliveira Boschetti, a coordenadora pedagógica, Luci Fátima Pansera, o engenheiro responsável pela obra, Rafael Smaniotto, os vereadores: Sérgio Alves Bento, Cezar Caldart e José da Cruz, secretários municipais e equipes diretivas das escolas municipais.