https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6354/balada-segura-ser-lanada-dia-4-em-erechim
20/06/2012
Balada Segura será lançada dia 4 em Erechim
Balada Segura será lançada dia 4 em Erechim
Município é o sexto do interior do Estado a aderir o programa, contando com mais de 120 voluntários capacitados para participarem da operação
Prefeitura Municipal de Erechim, Governo do Estado, Detran, polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Civil e Brigada Militar. Órgãos administrativos e de segurança estão todos reunidos para implementarem em Erechim um programa que vem trazendo resultados significativos a Porto Alegre e alguns outros municípios do Estado: o Balada Segura. No próximo dia 4, às 18h, acontece o lançamento do programa em Erechim, integrando esforços coletivos na busca por um trânsito mais seguro, com menos acidentes e mortes decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas.
Em uma reunião realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu autoridades de todos os órgãos envolvidos na operação para um debate a respeito da importância da realização da campanha no município. “Para que a segurança de Erechim seja cada vez mais forte, logo que iniciamos nossa administração implantamos a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, com o intuito de agregar, de estimular a parceria entre todos os órgãos de segurança, fazendo este elo de ligação para propor atividades coletivas”, afirma o prefeito.
Polis reforça que a inclusão de um programa como o Balada Segura no quadro de atividades destes órgãos certamente será de fundamental importância. “Sabemos que temos que trabalhar isto com uma questão cultural, de forma educativa, e não punitiva. O objetivo desta operação não é coibir a venda de bebidas alcoólicas, mas conscientizar nossa população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da direção. Quem for beber deve procurar uma carona com um amigo que não irá beber. Desta forma, certamente iremos evitar muitos acidentes de trânsito”, ressalta.
A união de todos os órgãos de segurança competentes, afirma o prefeito, é uma forma de reforçar o campo de atuação de cada um deles. “Sabemos que sofremos, hoje, com a falta de efetivo em praticamente todos os órgãos de segurança. Isto é um problema não apenas da nossa região, mas de todo o Estado, e até mesmo do país. Porém, unindo forças entre todas estas frentes, tornamos nossa corrente de proteção ao cidadão mais forte, mais compacta e eficiente. Seguiremos trabalhando sempre com este espírito de união e na constante busca da melhor efetividade”, salienta Polis.
O secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Erechim, Décio Vicelli, ressalta que para a implantação do Balada Segura no município foram capacitadas aproximadamente 120 pessoas. A primeira abordagem de condutores deverá ser realizada n dia 4, o que acontecerá posteriormente pelo menos uma vez por semana. Segundo o Detran, o número de participantes em Erechim é excelente, e mostra o empenho dos órgãos de segurança de Erechim, bem como da sociedade como um todo, na busca de soluções para esta mudança necessária mudança cultural.
Durante operação serão vistoriados o estado de alcoolemia dos condutores, as condições do veículo, o uso correto dos equipamentos de segurança obrigatórios e a documentação do veículo e do condutor. A principal finalidade do Balada Segura, programa criado pelo Detran, é a redução dos índices de acidentalidade e de mortalidade no trânsito, uma vez que uma das causas de mortes da população brasileira são os acidentes de trânsito, principalmente em jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos de idade.