Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal inaugura CRAS II no bairro Linho

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/6355/governo-municipal-inaugura-cras-ii-no-bairro-linho

20/06/2012

Governo Municipal inaugura CRAS II no bairro Linho

Governo Municipal inaugura CRAS II no bairro Linho

 

Mais uma obra em parceria com o governo Federal é inaugurada pelo governo Polis. Inauguração contou com apresentações artísticas e culturais. Cerca de 2600 famílias são atendidas por ano pelos Centros de Referência de Assistência Social em Erechim

 

           O prefeito Paulo Polis e a vice-prefeita Ana Oliveira, juntamente com autoridades e lideranças comunitárias, inauguraram na última quarta-feira (20-06) o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS II no bairro Linho.

 

           O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública, responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A obra em questão contou com um investimento de R$ 203 mil por parte da governo Federal, em contrapartida a prefeitura realizou a doação de terreno para a construção, bem como a infraestrutura necessária.

 

           Após apresentações artísticas de jovens usuários das atividades do CRAS, e da apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Othelo Rosa, a moradora Rosimari Pedrozo de Moraes agradeceu pela iniciativa do governo Municipal em “não medir esforços para a construção de mais um CRAS, auxiliando dessa forma todos que precisam de seus serviços”, destacou.

 

            Em seguida a secretária municipal de Cidadania Maria Dolores Gollin, destacou o empenho do governo quanto ao “maior investimento no social da história de Erechim, isso faz com que nossos brilhantes profissionais possam exercer seus trabalhos com maior condições, melhorando e muito o resultado lá na ponta”, destacou.

 

           O prefeito Paulo Polis salientou que “os representantes dos bairros aqui presentes, nos dão a impressão exata de como é importante a organização das comunidades em prol das melhorias de cada localidade, é isso que vem acontecendo nos últimos anos em Erechim, e me orgulho muito em poder ajudar a escrever uma história junto com o povo. Cuidar das pessoas é o que conta, essa é a obra mais significativa que podemos construir, e é isso que acontece toda vez que quem mais precisa encontra nos CRAS, por exemplo. Esse brilhante trabalho desempenhado pela secretaria de Cidadania nos deixa convictos de que estamos no caminho certo, destaco ainda que o resultado de esforços integrados nos possibilitam a um crescimento humano e social que são fundamentais para uma cidade cada vez mais mais desenvolvida e fraterna”, sublinhou o prefeito.

 

           O CRAS II – Linho conta com um espaço para recepção, cinco banheiros, dentre eles dois para portadores de necessidades especiais, uma sala de atendimento individual e uma sala de atendimento coletivo, uma sala de coordenação, uma cozinha, um almoxarifado, uma sala multiuso e duas áreas sociais externas.

 

           O sistema do Centro de Referência de Assistência Social, em Erechim abrange uma área de 17 bairros e interior (Escola Branca, Desvio Becker, Jaguaretê, Dourado, Lajeado Paca, Rio Poço e São Luiz), e atende cerca de 2600 famílias ao ano, oferta serviços de orientação, acompanhamento, encaminhamento para rede de serviços sócio-assistenciais, benefícios eventuais, grupos de convivência, inclusão nas atividades coletivas específicas do CRAS, acompanhamento às famílias do Programa Bolsa-Família e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, encaminhamento de documentos, visitas domiciliares, articulações institucionais, visitas institucionais, entre outras atividades.

 

           Em 2009 foi inaugurado o CRAS Parque Lívia garantindo um espaço físico com acessibilidade e oferecendo os serviços mais efetivos quanto o acompanhamento das famílias sistematicamente na região em questão. Porém agora com a inauguração do CRAS II – Linho, num investimento de R$ 203 mil com recursos oriundos dos governos Federal e Municipal, que garantem a continuidade e melhora dos serviços conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.