https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6386/reunio-discute-comisso-que-acompanhar-obras-da-pec-no-bairro-progresso
17/10/2012
Reunião discute comissão que acompanhará obras da PEC no bairro Progresso
Reunião discute comissão que acompanhará obras da PEC no bairro Progresso
Conversa ocorreu nas dependências da UBS no bairro Progresso e contou com a participação de lideranças comunitárias e secretarias municipais envolvidas no projeto
Lideranças comunitárias e representantes das equipes diretivas das escolas municipais do grande bairro Progresso, compareceram na tarde da última quarta-feira (17-10) nas dependências da UBS do bairro Progresso, onde aconteceu uma conversa inicial envolvendo as secretarias municipais ligadas ao projeto da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC).
Segundo o secretário municipal de Coordenação e Planejamento Moacir Tormen, “o objetivo da conversa é de justamente pedir às lideranças comunitárias o apoio no cuidado a essa obra tão importante para a localidade, inclusive com encontros periódicos para dialogarmos sobre o andamento da mesma, bem como eventuais ações que venham a ocorrer. Essa ligação e aproximação do governo com a comunidade, é essencial para termos sucesso em toda concepção até a conclusão desse lindo projeto, que conseguimos com tanto esforço”, explicou.
Estiveram presentes na conversa com as lideranças comunitárias, as secretárias municipais da Cidadania Maria Dolores Golin, da Educação Elaine Alves Rocha e da Cultura, Esporte e Turismo Clarice Maronesi e representantes do Orçamento Paticipativo, que também auxiliam no desenvolvimento do projeto. Após a conversa reuniões com as lideranças serão realizadas constantemente, com a finalidade de aproximar a comunidade e incorporar o zelo coletivo a obra que terá participação importante da comunidade do grande bairro Progresso e arredores.
A obra é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, de forma semelhante a outras obras atualmente em construção no município, como a Unidade de Pronto Atendimento de Saúde – UPA – e o campus da Universidade Federal Fronteira Sul. Parceria que, para esta praça, garantiu um valor de R$ 2,02 milhões em recursos federais para a execução da estrutura e compra de equipamento, que se somam à contrapartida da Prefeitura, de R$ 395.577,82.
A Praças dos Esportes e da Cultura, modelo criado pelo Governo Federal, é um projeto que tem por objetivo agregar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, entre outras atividades. A proposta é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
O local será composto de diversos espaços, sendo eles: sede do Centro de Referência em Assistência Social do bairro, biblioteca, telecentro, cineteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, academia ao ar livre, play ground, brinquedos, pista de caminhada, campo de futebol com alambrado, salas multi-uso e mesas de jogos.