https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6395/erechim-sedia-7-e-8-etapas-do-campeonato-brasileiro-de-enduro
23/10/2012
Erechim sedia 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro
Erechim sedia 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro
Após mais de dois meses sem provas, o Campeonato Brasileiro de Enduro chegou a Erechim-RS nos dias 20 e 21 de outubro. Pela primeira vez uma etapa válida pelo nacional da modalidade foi disputada na cidade, que já é tradicional no calendário estadual. Juntamente com a prova do Brasileiro, Erechim sediou a prova válida também pelo estadual da modalidade. O evento contou com apoio da Prefeitura de Erechim.
Na tarde desta segunda-feira (23), o prefeito municipal, Paulo Polis, recebeu Flavio Demoliner e Altair Bordignon, da comissão organizadora do evento, e salientou o orgulho por Erechim ter sediado uma prova tão qualificada. “É preciso parabenizar a todos os envolvidos. Ouvi apenas elogios sobre este evento, que apresentou um alto nível técnico e de organização. Erechim, que já é uma referência em rally, caminha para se tornar uma referência também na modalidade enduro”, afirma Polis.
Foram dois dias de disputas em um circuito com 36km, composto pelo CT (Cross Teste) - DINECAR/CENTRAL CELULARES, com 2700m de obstáculos diversos, montado bem ao lado do parque de trabalho da prova, que possibilitou belas imagens as equipes e público. Além do CT, a pericia e velocidade dos pilotos foi posta a prova em mais três ETs (Enduros Testes) que foram bastante elogiados pelos pilotos.
O ET-01- SECO RECUPAREDORA DE CABINAS/GM MOTOS/GASPER ALIMENTOS, com 2800m de muitas curvas, montado ao lado de um dos trevos de acesso a Erechim, fez a alegria do publico que podia acompanhar de perto os pilotos de Enduro mais rápidos do país fazendo o que sabem de melhor: acelerar forte. Com um pequeno deslocamento de 540m, os pilotos já enfrentavam o ET-02 - CAÇA E TIRO, que originalmente tinha 7000m e por medida de segurança, devido às altas velocidades atingidas pelas motos mais potentes em dois locais, foi reduzido, mantendo-se as disputas na parte mais técnica do trecho.
Fechando a volta os pilotos enfrentavam o ET-03– MIP PEROSA/MEKAL CASA LIMPA/TERMOAVES/META CONTABILIDADE, com seus 4100m possibilitou aos pilotos mostrarem tudo que sabem. Iniciando na pista de Cross Country da Familia Perosa, passando por trilhas estreitas em meio a mata, após uma subida de montanha em zig-zag com muita pedra solta, terminava com um down-hill veloz em uma trilha estreita, pouco mais larga que o guidon da moto.
Foram quatro voltas no sábado e mais quatro no domingo, totalizando quase 300km de prova. Segundo Flávio Demoliner, do ERECHIM OFF ROAD, clube organizador do evento, o roteiro foi montado de tal forma para que todos os 102 pilotos inscritos tivessem chance de completá-lo com certa tranquilidade, mesmo em caso de chuva, pois o mês de Outubro foi previsto como chuvoso pelos institutos de meteorologia. De fato a chuva veio, mas em pequena quantidade apenas para melhorar as condições das trilhas, pois com vários dias de sol a poeira se fazia presente, dificultando um pouco a vida dos pilotos.
O evento também contou com shows da equipe ProTork FreeStyle, apresentados na Praça Jayme Lago e na base do evento, localizada na Rua Carlos Demoliner. Ao final, na cerimônia de premiação, Mauricio Brandão, Diretor Nacional da modalidade da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), classificou a prova como maravilhosa. Segundo ele a cidade de Erechim, a cordialidade do seu povo, o profissionalismo da equipe organizadora, a eficiência da cronometragem, a união dos clubes - EAEC, Erechim Jeep Clube, Erechim Trail Clube, foram os responsáveis pelo sucesso da prova que teve o fundamental apoio da Prefeitura Municipal de Erechim.
Mauricio também enfatizou a grande presença do publico em locais de difícil acesso dentro dos Ets, o que normalmente não acontece em outros locais, confirmando o que lhe haviam dito, que os erechinenses são apaixonados por velocidade e devido ao sucesso do evento, adiantou o convite para que Erechim sedie etapas do Campeonato Brasileiro no ano de 2013.
Classificação da prova - Brasileiro
CAT. ENDURO-1
1º Romulo B Alvarenga Neto - Belo Horizonte/Mg
2º Nielsen Bueno Bueno - Brandao/Mg
3º Gustavo Pellin - Caxias do Sul/Rs
4º Antonio Brazaca - Vila Langaro/Rs
5º Marcel Maison - Chapeco/Sc
CAT. ENDURO-2
1º Diego Baesso Colett - Casca/Rs
2º Rigor Rico - Barao de Cocais/Mg
3º Marcelo Razzera - Farroupilha/Rs
4º Ramielc Sfredo - Bento Goncalves/Rs
5º Erasmo Carlos Klering - Caxias do Sul/Rs
CAT. ENDURO-3A
1º Cassiano Tebaldi - Casca/Rs
2º Valmir Maison - Chapeco/Sc
3º Daniel dos Reis - Patrocinio/Mg
4º Ricardo dos Santos - Marau/Rs
5º Clesio da Silva - Erechim/Rs
CAT. ENDURO-3B
1º Mauro Brazaca - Vila Langaro/RS
2º Jean Pierre Buttazzi Jr - Sao Paulo/SP
3º Marcos Geraldo dos Reis - Patrocinio/Mg
4º Silvio Pereira - Passo Fundo/RS
5º Jose Carmo Kasper - Pinhalzinho/SP
CAT. ENDURO-4
1º Ronald Santi - Belo Horizonte/Mg
2º Fabio do Nascimento - Garopaba/Sc
3º Bernardo Pasinatto - Casca/Rs
4º Pedro Mezzomo Toazza - Casca/Rs
5º Maicon Basso - Farroupilha/Rs
CAT. ENDURO-5
1º Romeni Gabiatti - Seara/Sc
2º Rodrigo Lopes da Silva - Garopaba/Sc
3º Gilberto Anceski Filho - Bento Goncalves/Rs
4º Eduardo Tonial Nazari - Passo Fundo/Rs
5º Marcelo Debastiani - Farroupilha/Rs
CAT. ENDURO REGIONAL – IMPORTADAS
1° Diego Zilio – Erechim
2° Juliano Petzhold – Erechim
3° Adriano Vanzetto – Erechim
4° Juliano Fioravante – Erechim
5° Tiago Zilio – Erechim
CAT. ENDURO REGIONAL – NACIONAIS
1° Ivan Rohde – Ponte Preta
2° Bernardo Petzhold – Erechim
3° Lucio da Jornada – Erechim
4° Teilor Maciag – Erechim
5° Mauricio Bearzi - Erechim