Prefeitura Municipal de Erechim - Leitura, Arte e Cultura marcam a XV edição da Feira do Livro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6438/leitura-arte-e-cultura-marcam-a-xv-edio-da-feira-do-livro

08/11/2012

Leitura, Arte e Cultura marcam a XV edição da Feira do Livro

Leitura, Arte e Cultura marcam a XV edição da Feira do Livro

 

Discursos carregados de amor e intensidade pela leitura, fizeram parte da abertura da Feira do Livro na Praça Jayme Lago, que ocorre até o dia 11 de novembro

 

A XV edição da Feira do Livro de Erechim está oficialmente aberta. O evento oficial que marcou a abertura da feira ocorreu na noite da última quarta-feira (07-11) na Praça Jayme Lago, e recebeu grande público que acompanhou de perto os discursos oficias do prefeito Paulo Polis, da secretária de Cultura, Esporte e Turismo Clarisse Maronesi, da patrona da XIV edição da Feira Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa e do atual patrono Enori José Chiaparini.

 

Como nas edições anteriores, além dos tradicionais estandes literários, em que a população pode pesquisar e adquirir títulos de diversos gêneros e épocas, os visitantes acompanharão durante os 5 dias de feira diversas atrações culturais em áreas como teatro, música e dança, além de exposições de arte, fotografias, livros e pesquisas; lançamentos de obras; oficinas de contação de histórias; palestras e outras atividades.

 

Abrindo os pronunciamentos a patrona da XIV edição da Feira do Livro Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, destacou a importância de se investir em políticas públicas que visem o incentivo à alfabetização, “o mundo da leitura é libertador e encantador, e é fundamental na formação das pessoas, quero nesse momento tão especial, pedir ao prefeito Polis e a vice prefeita Ana Oliveira, que continuem com ações que andem nessa direção, de alfabetização de nossos analfabetos, pois isso é essencial na construção de uma sociedade cada vez melhor. Quero destacar também a importância e o sucesso que foi a última edição da Feira do Livro, e que essa seja ainda melhor. Agradeço a todos pelo carinho e pela opção de oportunizar o acesso a cultura de forma tão direta e edificante”, destacou a ex-patrona.

 

Já a fala da secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo Clarisse Maronesi, foi carregada de emoção na forma de reconhecimento de sua equipe de trabalho. “Quero agradecer em especial a todos que não mediram esforços para que essa edição da Feira fosse uma realidade linda, acolhedora e inclusiva. Agradecer a minha equipe pela dedicação e entrega, e em especial ao prefeito Polis e a vice-prefeita Ana Oliveira que me deram a oportunidade de estar a frente dessa secretaria tão importante para o bem-estar da comunidade erechinense, não tenho dúvidas que essa soma de forças e representatividades culturais, farão da XV edição da Feira do Livro um grande sucesso, onde as famílias encontrarão um ambiente de curiosidade e experiências extremamente importantes para a construção do conhecimento. Tenham todos uma excelente feira”, desejou a secretária.

 

O patrono da XV edição Enori Chiaparini, voltou o seu discurso ao amor pela cidade e pela construção multicultural de Erechim, que envolveu diversas etnias. “A força do povo de Erechim está na sua capacidade de interagir, e como pesquisador, tive a oportunidade de participar de muitos trabalhos que auxiliaram escritores, estudiosos e professores. E em toda minha trajetória sempre pude destacar a forma como nossa comunidade é ligada e integradora. A leitura de documentos históricos é extremamente importante no sentido de auxiliar o entendimento de nossos passos como comunidade, para tanto isso só se dá graças aos registros literários ricos em detalhes e observações. O papel que a leitura adquire na formação do conhecimento é essencial. Quem lê, se sente incluído, desenvolve-se com sua imaginação, e o livro é a principal fonte desse conhecimento, por mais que hoje se tenha o auxílio da tecnologia, o livro continua sendo um grande companheiro fiel. Espero que possamos continuar escrevendo a história de nossa cidade com muita intensidade e paixão”, destacou Chiaparini.

 

Já o prefeito Paulo Polis, encerrou os pronunciamentos agradecendo os esforços e o envolvimento das entidades culturais, das escolas, universidades e da equipe da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “Esse evento é o resultado de muito comprometimento e envolvimento de muitas forças que pensam na educação e na cultura como formas essenciais de desenvolvimento. Lembro aqui que através do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), ferramenta de nossa administração, já alfabetizamos cerca de 600 pessoas que antes, mesmo com idades avançadas, não tinham o prazer do conhecimento da leitura, estamos fazendo nossa parte e assim continuaremos trabalhando, para que possamos juntos, combater o analfabetismo em nossa cidade. O livro, não dá pane, não trava, é um companheiro ideal para aguçar nossas fantasias e nossa criatividade. Dentre os próximos dias a Praça Jayme Lago receberá milhares de pessoas não só de Erechim, mas de toda a região, que compartilharão momentos únicos com o saber e com a criatividade. Destaco também nosso patrono da XV Feira do Livro Enori Chiaparini, um dos maiores conhecedores da história de Erechim e região, e também nossos homenageados Francisco Corrêa (Chiquito) e Nésio Corrêa (Gildinho), por levarem o nome de Erechim de forma tão pura e sincera por todas as querências, a vocês meus parabéns e muito obrigado, Erechim reconhece o trabalho de vocês. Sejam todos bem vindos à grande nave da cultura que é a XV Feira do Livro de Erechim, aproveitem esse momento”, encerrou o prefeito.

 

Após as falas de abertura, foi a vez da Orquestra de Concertos de Erechim e o Grupo Madrigal realizarem suas apresentações culturais que emocionaram os presentes. A XV Feira do Livro de Erechim, que também integra a III Feira Cultural e III Mostra do Turismo, que teve início na quarta-feira (7-11), se estenderá até o próximo domingo (11-11) na Praça Jayme Lago.