Prefeitura Municipal de Erechim - PRONATEC forma novas turmas em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6469/pronatec-forma-novas-turmas-em-erechim

27/11/2012

PRONATEC forma novas turmas em Erechim

PRONATEC forma novas turmas em Erechim

 

Formatura aconteceu na última sexta-feira e certificou 60 alunos em parceria com a Prefeitura, SENAI e SENAC

 

            Aconteceu na última sexta-feira (23-11) no plenário da Câmara de Vereadores, a formatura de 60 alunos concluintes de sete cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC -, realizado em parceria com o Governo Municipal, SENAI e SENAC.

 

            Na ocasião a secretária municipal de Cidadania Maria Dolores Mafacioli Gollin, destacou o empenho da equipe de coordenação do PRONATEC da secretaria de Cidadania, bem como os parceiros desse projeto que gera ainda mais oportunidades à comunidade. “Seguramente temos muito a nos orgulhar uma vez que aceitamos o desafio de cuidar das pessoas, e nada melhor que dar a oportunidade de novas ferramentas para que cada um trilhe o seu caminho com conhecimento, perseverança e humildade. Agradeço e muito a participação de parceiros importantes que abraçaram o projeto, como o SENAI e o SENAC, o trabalho de vocês além de sério é estruturante na vida de nossos alunos”, destacou a secretária.

 

            Em nome do prefeito Paulo Polis, o secretário municipal de Educação Anacleto Zanella, falou da importância do aperfeiçoamento técnico às pessoas de baixa renda, e salientou “a procura pelo conhecimento como forma de crescer com oportunidade e emprego digno”, disse. Pronunciaram-se ainda representantes do SENAI e SENAC, bem como o vereador Sérgio Alves Bento representando o Legislativo.

 

            Essa foi a segunda formatura do PRONATEC em Erechim, a próxima está marcada para o mês de dezembro e contará com os formandos participantes dos cursos em parceria com o SENAI, SENAC e Instituto Federal. A equipe responsável pelo PRONATEC da secretaria municipal de Cidadania, realizou ainda um trabalho de acompanhamento de estudos com os participantes dos cursos, através da frequência na participação das aulas. Após duas faltas consecutivas, a equipe entrava em contato com os estudantes e caso houvesse desistência, a vaga no curso era devidamente encaminhada aos suplentes em questão.

 

            Os concluintes dos cursos técnicos de torneiro mecânico, operador de torno com comando numérico computadorizado, costura industrial e do vestuário, mecânico de manutenção de motocicletas, pintor de automóveis, auxiliar de recursos humanos e auxiliar administrativo, tiveram a duração de 160 a 300 horas.

 

            O PRONATEC tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores. Para dar fim ao seu objetivo, são pré-matriculados junto aos cursos técnicos alunos do ensino fundamental e médio incompleto da rede pública de ensino, participantes do programa Bolsa família e pessoas que fizeram uso do salário desemprego por um período determinado de tempo. Todos os formandos estavam cadastrados no Cadastro Único, cujos rendimentos da família não ultrapassam três salários mínimos.