Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura realiza formatura de mais 180 estudantes do CEJA

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6506/prefeitura-realiza-formatura-de-mais-180-estudantes-do-ceja

18/12/2012

Prefeitura realiza formatura de mais 180 estudantes do CEJA

Prefeitura realiza formatura de mais 180 estudantes do CEJA

 

Evento lotou o Centro Cultural 25 de Julho numa noite recheada de homenagens. Projeto desenvolvido pelo Governo Municipal já obteve premiação nacional e reconhecimento da UNESCO

 

            O Governo Municipal através da secretaria de Educação, realizou na noite da última segunda-feira (17-12) a formatura de mais 180 estudantes do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – criado em 2009 e desenvolvido a partir de 2010.

 

            Desde 2010 até agora o CEJA já formou 580 estudantes que tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos e completarem o Ensino Fundamental. O encontro que reuniu os 180 formandos de 2012, foi marcado por homenagens e também pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores, monitores e parceiros desse projeto que já foi reconhecido nacionalmente pelo MEC, obtendo a medalha Paulo Freire por ter sido selecionado entre as cinco melhores experiências desenvolvidas em todo o país na área de Educação de Jovens e Adultos.

 

            O CEJA Erechim também obteve o reconhecimento da UNESCO, como prática inovadora e que vem apresentando muitos resultados, em 2012 a experiência do CEJA estará integrando uma publicação realizada pela entidade internacional, na qual serão apresentadas experiências inovadoras do trabalho com educação de jovens e adultos.

 

            Após a entrada dos 180 formandos no interior do Centro Cultural 25 de Julho, alunos da turma formada nas dependências da Obra Santa Marta, que neste ano foi mais uma abrangência do CEJA Erechim, realizaram um jogral coordenados pela professora Cassiê.

 

            Em seguida a diretora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA - Rute Blazejuk Imlau, deu início aos trabalhos da noite na certificação dos alunos por meio do secretário municipal de Educação Anacleto Zanella, na ocasião representando o prefeito Paulo Polis e também do diretor do Instituto Federal Campus de Erechim, Sérgio Wesner Viana.

 

            Depois da certificação foi a vez das autoridades realizarem os pronunciamentos oficiais da noite. O diretor do Instituto Federal Campus de Erechim Sérgio Wesner Viana, destacou o “trabalho realizado pela equipe do CEJA, algo realmente exemplar que trouxe ao município reconhecimentos importantes como é o exemplo do MEC e também da UNESCO, e a realidade que ele reflete é justamente a oportunidade aos jovens e adultos de descobrirem e se inserirem no mundo das letras, da educação, do ensino e da cidadania, temos orgulho em sermos parceiros desse projeto tão vitorioso, assim como os alunos que se formam através dele”, salientou.

 

            Após a fala do diretor do Instituto Federal, foi a vez da coordenadora da Divisão de Jovens e Adultos da SMEd Franciele Marques, realizar o seu pronunciamento onde agradeceu, “ao poder público municipal, através do nosso prefeito, por nos permitirem ousar e construir um projeto diferenciado que já beneficiou cerca de 900 jovens e adultos do município de Erechim e que, desta forma, acumula, nestes apenas três anos de efetivo funcionamento, uma premiação nacional, a Medalha Paulo Freire e uma internacional, fazendo parte da revista da UNESCO, como uma experiência inovadora em educação. Aos nossos parceiros, Instituto Federal, SENAI, SENAC, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Metalúrgicos, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Obra Promocional Santa Marta, por acreditarem na proposta e nos proporcionarem as condições necessárias para a execução desta, assim como as Escolas de Ensino Fundamental do município, por também acreditarem na proposta e, além de nos ceder espaço para a execução dos projetos, nos confiarem seus estudantes”, destacou.

 

            Já a fala do secretário de Educação Anacleto Zanella, foi carregada de emoção desde o início. “O sucesso de uma equipe se faz com bons projetos e pessoas competentes, e essa fórmula de sucesso pode ser aplicada com o nosso CEJA, onde toda a equipe trabalha junto e unida às ideias de educação necessárias para o desenvolvimento da comunidade. Nossas premiações e reconhecimentos não são de graça. Temos elaborado um projeto que nos orgulha muito quanto gestores, e hoje ao ver esse Centro Cultural completamente lotado entre formandos, familiares e amigos, percebo o quanto é recompensador esse caminho de crença na educação. Saibam todos vocês formandos, que esse é um primeiro passo dos vários necessários que vocês devem trilhar, concluindo um ensino médio, buscando aperfeiçoamento num curso técnico e por fim almejando o ensino superior. Que esse espírito pelo conhecimento seja sempre constante e vivo nos passos de cada um”, encerrou emocionado, o secretário Anacleto Zanella.

 

            Em seguida a diretora do CEJA Erechim Rute Imlau, coordenou as homenagens da noite que foram dirigidas aos professores e monitores, parceiros do CEJA e autoridades. O CEJA vem propiciando qualidade no processo ensino-aprendizagem aos estudantes, de forma a possibilitar o acesso, a permanência e o sucesso destes, o que implica no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam suas experiências e seus conhecimentos prévios e consideram ainda, o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais, propiciando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e sua respectiva qualificação profissional.

 

            O projeto do CEJA Erechim foi criado pela secretaria municipal de Educação, em 2009, e está em desenvolvimento desde fevereiro de 2010, em parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental, e com o sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Gaurama, sindicato dos Metalúrgicos, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Obra Santa Marta. O projeto oferece elevação de escolaridade para seus estudantes para conclusão do Ensino Fundamental, além de qualificação profissional, através de convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Erechim, SENAC E SENAI.