https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6516/novos-encaminhamentos-ampliam-questo-da-reciclagem-em-erechim
20/12/2012
Novos encaminhamentos ampliam questão da reciclagem em Erechim
Novos encaminhamentos ampliam questão da reciclagem em Erechim
Prefeitura e Governo Estadual dialogam sobre a implantação do projeto Binacional do PET. Ideia de uma central de reciclagem de plástico mole também foi abordada
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (19-12) nas dependências da sede da Comil no bairro Aeroporto, o encontro dos catadores ligados às associações de recicladores de Erechim, juntamente com representantes da secretaria estadual da Economia Solidária.
Em pauta estavam assuntos ligados a cadeia Solidária Binacional do PET, um projeto do governo gaúcho que pretende consolidar uma cadeia produtiva no setor de reciclagem da garrafa PET entre empreendimentos gaúchos, do Uruguai e do Estado de MG.
A partir do termo de cooperação RS-Uruguai, assinado em 8 de novembro de 2011, estabeleceu-se uma agenda comum sob a coordenação do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária da SESAMPE, contribuindo para a geração de uma maior renda aos trabalhadores envolvidos no processo de transformação do PET em flake (fragmento de plástico), depois em fibra e, por último, em tecido.
A diretora estadual da secretaria da Economia Solidária Nelsa Nespolo esteve presente no encontro, e tratou de levantar algumas informações acerca do projeto Binacional do PET, bem como um panorama geral do Estado. Segundo a diretora da Economia Solidária, atualmente são 135 cooperativas e associações de recicladores pelo Estado, 200 empreendimentos do setor, 9 mil trabalhadores diretos e 4500 trabalhadores indiretos, segundo a diretora, atualmente no Rio Grande do Sul há a acumulação de mil toneladas de garrafas PET por mês pelas cooperativas.
Técnica da secretaria municipal de Meio Ambiente Ariane Pasuch explanou sobre o GTR (Grupo de Trabalho em Reciclagem), criado pelo Governo Polis e formado pelo Gabinete do Prefeito, as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Obras Públicas e Habitação. Juntamente com o Centro de Educação Popular (CEPO) tem possibilitado às organizações de recicladores, a manutenção das associações e também viabilizado a inclusão em projetos sociais, como as cestas básicas do Fome Zero e financiadores voltados a melhoria do trabalho e qualidade de vida para os associados, além da inclusão em emendas parlamentares, conquistando máquinas e equipamentos.
O GTR tem buscado oportunizar uma formação integral que possibilite a vivência de valores humanos no exercício da plena cidadania e na valoração do trabalho realizado pelos recicladores de material reciclável do município, que são agentes ambientais importantes para a manutenção e desenvolvimento sustentável de Erechim. O GTR promove ainda a realização de encontros de recicladores, promovendo a autoestima desses profissionais, viagens para aprimoramento do trabalho desenvolvido e garantia de uma melhor renda aos trabalhadores.
A assessora do CEPO Luciana Gowacki, também realizou alguns apontamento e levantamentos realizados junto às seis associações de recicladores atualmente constituídas em Erechim. Falou do número de aproximadamente 16 toneladas mensais de garrafas PET´s e do auxílio prestado junto aos trabalhadores.
Em seguida foi levantado sobre a possibilidade de Erechim ser beneficiado com a implantação de uma usina abrangente da Cadeia Solidária Binacional do PET, porém outra hipótese debatida durante o encontro foi de Erechim, caso não seja contemplado com a usina em questão, desenvolver um projeto referente à central de plástico mole, abrangendo assim as associações de recicladores.
Acúmulo de subsídios e a formulação de um projeto nesse sentido, serão elaborados e discutidos para que o Governo Municipal juntamente com as associações, estabeleça uma parceria com o Governo do Estado no sentido de implementação de uma central de reciclagem de plástico mole no município.