https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6532/polis-assina-convnio-de-cooperao-com-a-associao-de-municpios-da-provncia-de-belluno-na-itlia
28/12/2012
Polis assina convênio de cooperação com a Associação de municípios da Província de Belluno na Itália
Polis assina convênio de cooperação com a Associação de municípios da Província de Belluno na Itália
O acordo possibilitará um intercâmbio de informações entre os municípios com base em experiências já existentes
Acompanhando o avanço tecnológico dos dias atuais o prefeito Paulo Polis, a vice-prefeita Ana Oliveira e os secretários de Desenvolvimento Econômico Walmir Badalotti e da Fazenda Valdemar Loch assinaram um acordo diferenciado em Erechim. Na tarde desta sexta-feira, através de uma teleconferência foi firmado um convênio com a associação de municípios da Província de Belluno na Itália. A proposta é a implantação e a gestão de sistemas informatizados voltados para a administração pública e serviços ao cidadão. O evento teve a importante participação de membros da Associação de Jovens Venetos de Erechim (GIOVERE), mediadores da atividade.
Este projeto tem a finalidade de trocar experiência a respeito de tópicos de gestão como sistemas de informação geográfica; inovação tecnológica; energia renovável; economia de energia e gestão de resíduos. O Consórcio BIM Piave é uma associação de municípios da Província de Belluno na Itália, cuja função é a implantação e gestão de sistemas informatizados voltados para a administração pública e serviços ao cidadão. A ideia é trazer esses exemplos para a realidade local e aplicar o que é bom em Erechim. “Nós temos a possibilidade de trocar conhecimentos que já são usados no norte da Itália e que serão úteis aos administradores de Erechim”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico Walmir Badalotti.
O prefeito da cidade de Sedico Giovanni Piccoli enfatizou a satisfação de se aproximar de Erechim. “Sabemos que temos em Erechim muitos descendentes italianos. Nós também poderemos aproveitar as experiências do Brasil”, destacou. O prefeito Paulo Polis agradeceu a cooperação do consórcio italiano e espera que esse acordo possa servir também as futuras gerações. “Teremos uma troca de experiências, de cultura, de conhecimentos. Isso será bom para o povo de Erechim e para os governantes que poderão entender de maneira mais rápida as necessidades do município”, finalizou o prefeito.