Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria da Prefeitura de Erechim é modelo para outros municípios

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28/02/2013

Ouvidoria da Prefeitura de Erechim é modelo para outros municípios

Ouvidoria da Prefeitura de Erechim é modelo para outros municípios

Ouvidoria da Prefeitura de Erechim é modelo para outros municípios

Municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados buscam experiência do serviço oferecido em Erechim para implantação de suas Ouvidorias.

 

A Ouvidoria da Prefeitura de Erechim, desde janeiro de 2011, vem realizando um trabalho de aproximação entre os serviços públicos e a população, funcionando como canal interlocutor mais humano, para que a população possa dar sua contribuição para a gestão administrativa do município. O modelo adotado pelo município, sob coordenação da Ouvidora Michele Onhatte, vem sendo reconhecido nacionalmente como modelo nesta área, servindo de base para a implantação do serviço em outros municípios do Rio Grande do Sul e de outros estados.

 

A Ouvidora Municipal, Michele Onhatte, ressalta que, além de municípios da região e de outras regiões próximas do RS, cidades de Santa Catarina e grandes cidades de outros estados, como Macapá, no Amapá, buscaram informações do funcionamento do serviço em Erechim. “Estamos recebendo diversos contatos através do telefone e da internet, de pessoas com interesse de implantar uma Ouvidoria em seus municípios. É um serviço que vem se expandindo e trazendo grandes resultados para nossa cidade”, ressalta Onhatte.

 

O trabalho da Ouvidoria de Erechim também foi apresentado recentemente em curso de Ouvidorias Municipais realizado em Brasília, onde, na oportunidade, foi destacado o modelo de pesquisa de satisfação realizado por Erechim como pioneiro nesta área de atuação. Foram mais de 26 mil ligações realizadas para usuários dos serviços da Prefeitura Municipal apenas em 2012, através dos quais foram buscadas informações sobre a qualidade do serviço e do atendimento prestado pelos servidores.


O prefeito municipal, Paulo Polis, ressalta que o trabalho vem sendo fundamental para que a Administração Municipal tenha um feedback sobre serviços de extrema importância para a população, como o atendimento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha e nas Unidades Básicas de Saúde, as Escolas do município, as obras públicas realizadas com investimentos do caixa da Prefeitura e com recursos externos. “Nossa gestão está preocupada em saber se o recurso público está sendo bem investido, e também se a população está satisfeita com os serviços oferecidos. É uma gestão aberta a ouvir todos os anseios e as necessidades das pessoas, pois pretendemos governar sempre para quem mais necessita”, afirma o prefeito.

 


A Prefeitura de Erechim, ao longo de 2012, prestou à população, através da Ouvidoria Municipal, um serviço de atendimento às sugestões, elogios e reclamações sobre o desempenho das atividades competentes ao poder público municipal, através do qual foram feitas 26.261 ligações para usuários dos serviços, e atendidas 1.461 demandas referentes às mais diversas áreas de atuação. As demandas repassadas para a Ouvidoria são reencaminhadas aos setores competentes dentro da prefeitura, e o acompanhamento é realizado pela equipe até o final da demanda.


O trabalho segue no mesmo ritmo em 2013, e deverá ser implementado cada vez mais para que o atendimento também seja facilitado. A ouvidora Michele Onhatte salienta que, entre as novas medidas para o serviço, está prevista uma informatização do banco de dados da ouvidoria, em que os cidadãos, além de fazerem sua solicitação através da internet, também poderão realizar um acompanhamento do andamento do processo online, através do site da Prefeitura. “Vamos utilizar todos os canais de comunicação disponíveis para que a Ouvidoria esteja cada vez mais próxima da população”, destaca Onhatte.

 


Como funciona: Funciona como um canal mais humano de interlocução com a população. A Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar todas as manifestações da população aos setores competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. As manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br) telefone (0800-6487050 ou 3520-7000 ramal 7050) ou pessoalmente (Castelinho).