https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6597/ferramentas-tecnolgicas-presentes-no-incio-do-ano-letivo-nas-escolas-municipais
06/03/2013
Ferramentas tecnológicas presentes no início do ano letivo nas escolas municipais
Ferramentas tecnológicas presentes no início do ano letivo nas escolas municipais
Professores e alunos da Sistema Municipal de Ensino começarão o ano com a inserção ainda mais direta de novas ferramentas pedagógicas como os computadores do PROUCA e PROUCE
O ano letivo das escolas do Sistema Municipal de Ensino teve início no último dia 20 de fevereiro, e com ele a consolidação da reorientação do uso de novas práticas pedagógicas com a inserção ainda maior de meios tecnológicos como os computadores do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), e do Programa Um Computador por Educador (PROUCE).
Nesse sentido estão sendo realizadas nas 14 escolas municipais, a relocação dos computadores correspondentes às salas de aula, devido ao novo período letivo. A Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Informática Educativa e do Núcleo Tecnológico Municipal, vem desenvolvendo um trabalho de formação e acompanhamento em Informática Educativa nas Escolas de Ensino Fundamental, onde cada estudante, desde 2012, recebeu um netbook para uso pedagógico na Escola.
O secretário municipal de Educação Alderi Oldra, destacou que “não se pode perder o foco de nossos métodos de aprendizagem voltados à inclusão, assim como a informática educativa, o desenvolvimento integral em tempo integral, a socialização de experiências, a ampliação e a consolidação da gestão democrática nas escolas, todas essas ações formam um conjunto de avanços que com toda a certeza, colocarão nosso ensino em constante evidência”.
O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, implantado no governo Polis, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia e inclusão digital nas Escolas Públicas que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Erechim.
Um dos objetivos do PROUCA é, também, a conscientização e os cuidados com o patrimônio público, por esse motivo o netbook é de uso individual e exclusivo de cada estudante. O primeiro trabalho das Professoras Formadoras e dos Técnicos de Informática está sendo o de relocar cada netbook, em conjunto com os estudantes e as professoras regentes para as salas de aulas em que os mesmos encontram-se neste ano.
Segundo a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas Anelise Fátima Bianchi, “estamos tendo reuniões de planejamento integrado com a equipe dos professores da escola, para que a partir de uma reorientação da prática pedagógica possamos inserir de maneira integrada a ferramenta tecnológica dos netbooks nas disciplinas trabalhadas com os estudantes, atualmente realizamos as reuniões de planejamento integrado uma vez por mês, e assim continuaremos trabalhando para que a qualidade de nosso ensino continue cada vez melhor”, comentou.