https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6617/governo-municipal-leva-curso-do-pronatec-para-apenados-do-presdio-de-erechim
14/03/2013
Governo Municipal leva curso do PRONATEC para apenados do Presídio de Erechim
Governo Municipal leva curso do PRONATEC para apenados do Presídio de Erechim
Iniciativa é pioneira em instituições penais do Rio Grande do Sul. Aula inaugural deste segundo ano de atividades ocorreu no último dia 11.
A Prefeitura Municipal de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cidadania, em parceria com o Presídio Estadual de Erechim e com o SENAI, é pioneira no Estado na implantação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o PRONATEC, para apenados do regime fechado. Erechim é o primeiro município do Estado a levar esta atividade para dentro de uma instituição penal. Em 2012, 15 apenados foram qualificados para trabalhar com Solda MIG-Mag e Costura Industrial; em 2013, outros 15 apenados começaram, no último dia 11, sua qualificação no curso de Solda MIG-Mag. Segundo a Equipe de Referência do PRONATEC, os cursos trazem uma nova perspectiva para o trabalho de reabilitação realizado pelo presídio.
O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, salienta que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, oferecido pelo Governo Federal para ser desenvolvido nos municípios em parceria com as Prefeituras, tem como objetivo a qualificação da mão de obra em áreas de vulnerabilidade social, buscando uma nova perspectiva para a vida profissional dos cidadãos, inserindo-os no mercado de trabalho. “Levar este programa para dentro de uma instituição penal é mostrar para estas pessoas que existem outros caminhos longe da criminalidade, dando a eles a oportunidade de desenvolverem habilidades que podem, mais tarde, resultar em benefícios para sua vida”, diz Polis.
Com os resultados positivos da experiência realizada em 2012, com o programa, a cidade de Erechim se tornou modelo nesta área de atuação. O administrador do Presídio Estadual de Erechim, Roberto Thomas, ressalta a importância desta iniciativa reforçando que o trabalho e a educação são as melhores maneiras de reinserirem os apenados em um meio social. “Quando estiverem em liberdade e forem procurar um trabalho, eles estarão com um certificado do SENAI em mãos. Esperamos que todos aproveitem a oportunidade, já que a administração está tratando como prioridade oferecer oportunidades de trabalho e educação para os apenados, enquanto cumprem suas penas”, afirma.