https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6667/loteamento-bem-morar-erechim-beneficiar-cerca-de-500-famlias
28/03/2013
Loteamento Bem Morar Erechim beneficiará cerca de 500 famílias
Loteamento Bem Morar Erechim beneficiará cerca de 500 famílias
Mais um projeto habitacional teve suas obras iniciadas nesta sexta-feira, 28, em Erechim. Trata-se do loteamento Bem Morar, numa aproximação entre prefeitura, Cooperhaf e demais parceiros
O setor habitacional de Erechim segue em franco desenvolvimento. Nesta sexta-feira, 28, mais um projeto de habitação de cunho social teve início no município. Trata-se do loteamento 'Bem Morar Erechim', que irá viabilizar, através de um projeto modelo no Rio Grande do Sul, cerca de 500 novas moradias à população local, do campo e da cidade.
O início das obras de infraestrutura do novo loteamento foi prestigiado pelo parceiros do projeto que envolve o Governo Polis e Ana, a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), Cresol, Corsan, RGE, Caixa Econômica Federal e Sutraf-Sul.
Concebido com caráter inovador, o Bem Morar Erechim será construído numa área de 250.000 m² e trará vários equipamentos inéditos, tais como esgoto coletivo e tratado no próprio loteamento, espaço para construção de ciclovia, avenida central, passeio com acessibilidade, reservatório de água no loteamento, área institucional de aproximadamente 11.000 m² para estruturas comunitárias, como escolas, serviços de saúde e outros fins.
Os lotes num total de 355 terão medidas variadas, sendo os menores com 250 m². Na área, também, serão construídos edifícios – possibilitando a melhor utilização do espaço, levando benefício a um número ainda maior de famílias. Calcula-se que pelos menos 500 famílias possam ser atendidas. Do universo de 355 lotes, 50% deles pertencem ao município e 50% à Cooperhaf. As inscrições para as áreas foram realizadas em 2012 e estão credenciados para sorteio 1.122 famílias. Conforme o departamento de Habitação do governo de Erechim, o sorteio deverá ser realizado até o final do ano, obedecendo os regramentos da Lei Municipal 4.810/10.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, enalteceu o caráter social da proposta, que permite ganhos em qualidade de vida aos futuros moradores. “Pelo conceito oferecido, aliando sustentabilidade, preocupação social e localização, este loteamento será um marco para projetos semelhantes em todo o RS. Estamos orgulhosos em fazer parte disto”, avaliou o prefeito, que agradeceu, ainda, as parcerias firmadas. Os lotes têm subsidio da prefeitura, e terão um custo aproximado de R$ 30 mil.
Representando a Cooperhaf, Ari Pertuzatti sustentou que o projeto torna realidade um sonho antigo da Cooperativa, que já construiu ou reformou mais de 35 mil moradias para agricultores familiares de diversos estados do Sul.
Também presente ao ato de início das obras, o deputado estadual Altemir Tortelli foi enfático ao sustentar que o loteamento 'Bem Morar Erechim' nasce para quebrar paradigmas, especialmente, no tocante à qualidade da obra, seu custo benefício e a aproximação entre a cidade e o interior. “O que veremos aqui em pouco tempo são pessoas dignas morando num espaço digno”, sentenciou. O caráter inédito do tratamento do esgoto coletivo no próprio espaço também foi destacado pelo parlamentar, que frisou ser esta conquista fruto do plano de saneamento elaborado pela prefeitura de Erechim, através da criação de um fundo de reserva para investimentos da Corsan no município