https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6681/pronatec-forma-23-apenados-em-erechim
03/04/2013
Pronatec forma 23 apenados em Erechim
Pronatec forma 23 apenados em Erechim
Iniciativa pioneira do Governo de Erechim, Presídio e Senai promove cidadania e reinserção social
Na tarde de quarta-feira, 3, uma parceria que resultou em uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, entre Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, Presídio Estadual de Erechim e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formou 23 apenados do regime fechado no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal. Foram 13 formandos no curso de Solda Mig Mag e 10 em Confeccionador de Artefatos em Couro.
Estiveram presentes na solenidade de formatura realizada no Presídio Estadual, a secretária municipal de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Golin, o diretor do Presídio, Roberto Thomaz, o coordenador de Educação do Senai, Sérgio Francisco Kolln, o delegado penitenciário da 4ª Região da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), José Frighetto, a diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Ivarlete Guimarães de França e demais autoridades para entrega dos certificados de conclusão dos cursos.
Para a secretária de Cidadania, Maria Dolores, essa parceria pioneira é de fundamental importância porque Erechim, mais uma vez, é referência em programas de qualificação, educação e inclusão social. “Percebo que estamos promovendo a cidadania e trabalhando para a reinserção social dos apenados que, quando já cumprirem sua dívida com a sociedade, saem do Presídio com uma formação e, com isso encontram maior facilidade para inclusão no mercado de trabalho”, avalia.
Segundo o diretor do Presídio, Roberto Thomaz, a concretização desses cursos do Pronatec na instituição é representada pela palavra ‘oportunidade’. “Na minha análise, o significado de ‘oportunidade’ resume o que estamos vivendo aqui. Quando fomos procurados pela equipe de referência do Pronatec da Secretaria de Cidadania para trazer o programa para o Presídio pude visualizar que, depois de 20 anos de serviços prestados à Susepe, a realidade do sistema prisional tinha a chance de mudar. Com essa parceria entre o Poder Público e o Senai vemos que a Susepe pode mudar sua trajetória. A partir de hoje o Presídio de Erechim passa a ser referência em educação e qualificação profissional”, pontua Roberto lembrando que com a qualificação dos apenados, a sociedade pode promover a reinserção social com a colocação desses profissionais no mercado de trabalho.
De acordo com o diretor do Presídio, estão em andamento pelo Pronatec, desde 11 de março, as aulas de mais uma turma do curso de Solda Mig Mag. Ainda em abril começarão as aulas de Costura em Couro e para maio está previsto um curso na área da construção civil para os apenados.