Prefeitura Municipal de Erechim - Banda Marcial da Marinha abre festividades de Erechim nesta sexta-feira

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6685/banda-marcial-da-marinha-abre-festividades-de-erechim-nesta-sexta-feira

04/04/2013

Banda Marcial da Marinha abre festividades de Erechim nesta sexta-feira

Banda Marcial da Marinha abre festividades de Erechim nesta sexta-feira

Banda Marcial da Marinha abre festividades de Erechim nesta sexta-feira
Banda Marcial da Marinha abre festividades de Erechim nesta sexta-feira

A maior banda marcial do Brasil estará na cidade para apresentação no Estádio Colosso da Lagoa, às 20h desta sexta-feira. Entrada é gratuita.

 

A programação do aniversário de 95 anos da cidade de Erechim terá, em sua noite de abertura, uma atração de nível internacional. É a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, reconhecida mundialmente pela beleza dos espetáculos, apresentados em grandes eventos culturais e esportivos. O show acontece nesta sexta-feira (5) a partir das 20h, no Estádio Colosso da Lagoa, e integra a programação de atrações organizada pela Prefeitura de Erechim, neste ano em que inicia-se a contagem regressiva para o centenário do município, que será celebrado em 2018.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, lembra que a entrada para o espetáculo é gratuita, e convida toda população para prestigiar este momento tão importante para a cidade. “Estamos comemorando 95 anos da nossa Erechim, e a vinda da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha, banda de exímia qualidade, será certamente um espetáculo maravilhoso”, afirma ele. O evento contará também com participação de outras duas bandas marciais do município: a Banda de Música de Erechim e a Banda Marcial da Escola Caras Pintadas.

 

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra ao USS Saint Louis, navio este pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.
 


A banda vem divulgando a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais pelo mundo. Destacam-se, entre as apresentações realizadas no exterior, a coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, as comemorações cabralinas em Portugal, a abertura do desfile de 14 de julho de 2005 em Paris, o "Ano do Brasil na França", o 39º Festival Intercéltico de Lorient – França, conhecida como a maior concentração mundial das culturas celtas, em 2009, e o período 05 a 27 de agosto de 2011, quando representou o país no Edinburgh Military TATOO – Reino Unido com apresentações diárias.
 


No Brasil, tiveram participação em vários eventos como as comemorações de Natal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, reinauguração do Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na abertura do encontro internacional “Grande Veleiro Rio 2010 – Velas Sudamérica”, na comemoração dos 25 anos do programa “Criança Esperança”, na Cerimônia de Abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares no Estádio Olímpico João Havelange em 2011, e, principalmente, em turnês por todas as regiões do país.