https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6695/balada-segura-reduz-em-20-acidentes-de-trnsito-com-leses-em-erechim
08/04/2013
Balada Segura reduz em 20% acidentes de trânsito com lesões em Erechim
Com 10 meses de atividade no município, operação conjunta já reduziu de forma significativa os acidentes de trânsito com lesões corporais. Ação realizada na última sexta-feira abordou 16
Com 10 meses de atividade no município, operação conjunta já reduziu de forma significativa os acidentes de trânsito com lesões corporais. Ação realizada na última sexta-feira abordou 166 veículos
A noite de sexta-feira (5), foi marcada por mais uma Operação Balada Segura, desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. De caráter educativo, a Balada Segura, implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal, em julho de 2012, já reduziu em 20% os casos de acidente de trânsito com lesões corporais, de acordo com levantamento dos órgãos de segurança envolvidos no projeto.
“Com resultado positivo nesses 10 meses de atividade da operação, em relação ao número de acidentes com lesões em Erechim desde o início da Balada Segura, o programa é visto com grande satisfação por autoridades municipais e estaduais”, pontua o secretário de Segurança Rafael Testa, destacando o reforço da parceria firmada em reunião com o coordenador da Balada no RS, Adelto Rohr ocorrida em março. O secretário também ressalta que, entre os dados levantados, percebeu-se também uma diminuição significativa nas ocorrências de brigas depois das festas. “Esses dados reforçam que álcool e direção estão vinculados diretamente a uma combinação fatal. A fiscalização está garantindo o bem estar da nossa comunidade, especialmente dos nossos jovens”, frisa Testa.
O Governo de Erechim reforça que o objetivo desta operação não é coibir a venda de bebidas alcoólicas ou trânsito dos jovens à noite, mas conscientizar a população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da condução de veículos. “O objetivo da Balada, além da redução nos índices de acidentes e de coibir a embriaguez ao volante, é trabalhar a questão da conscientização para um trânsito mais seguro. Precisamos humanizar o trânsito e fazer com que todos que fazem parte dele tomem atitudes seguras garantindo o equilíbrio entre os interesses coletivos, e que os papéis desempenhados nas vias, sejam condutores ou pedestres, estejam baseados em valores, onde a vida seja o foco principal”, avalia o secretário.
A operação de sexta-feira foi desenvolvida em dois pontos estratégicos, com estrutura posicionada na avenida Maurício Cardoso, próximo ao Viaduto Rubem Berta e na avenida Sete de Setembro, nas proximidades da Praça Jaime Lago. Com nove agentes de trânsito da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança e 10 policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram abordados 166 veículos, onde os condutores foram convidados a realizar o teste com o etilômetro, sendo que quatro foram autuados pela recusa e somente um teste realizado apontou resultado positivo para ingestão de álcool. Na avaliação do capitão da Brigada Militar, André Konigonis, o número de condutores que ainda dirigem alcoolizados tem reduzido desde a implantação da Balada Segura. “No início da operação, no ano passado, autuávamos um número de condutores bem superior a estes números que apresentamos agora, decorrido quase um ano de operação. Certamente, os usuários do trânsito estão criando consciência de que beber e dirigir não vale a pena. Além de ser fato gerador para muitos acidentes de trânsito, a penalidade aplicada aos condutores flagrados dirigindo embriagados é severa”, conclui o capitão lembrando que não deve ser o valor da multa que influenciará para que as pessoas não bebam antes de dirigir e, sim a consciência de que álcool e direção não combinam.