https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6702/governo-confirma-participao-popular-como-diferencial-de-gesto
10/04/2013
Governo confirma participação popular como diferencial de gestão
Em noite de Centro Cultural 25 de Julho lotado, Orçamento Participativo 2013-2016 é lançado oficialmente. Ato também empossou 39 conselheiros das 16 regiões da cidade. Ferramenta implanta
As novas assembleias do Orçamento Participativo foram lançadas oficialmente na noite da última terça-feira (9) nas dependências do Centro Cultural 25 de Julho pelo Governo Municipal.
A participação popular é umas das principais ações do Governo de Erechim que ao ouvir e debater diretamente com as comunidades, já entregou 156 obras e investiu mais de R$ 10 milhões. Esse canal direto onde o governo ouve a população e consequentemente trabalha de forma conjunta para a realização de suas necessidades, faz com que o município de Erechim tenha avanços consideráveis rumo ao desenvolvimento coletivo, progresso e pluralidade, levanto avanços nas 16 regiões de abrangência do Orçamento Participativo (OP) em toda a cidade.
Com integração e reencontro de amigos, participantes do OP foram recepcionados por autoridades e com muita música no Centro Cultural 25 de Julho. O jovem Lucas Maleski foi o responsável pela animação cultural logo no hall de entrada do Centro Cultural. Em seguida após tomarem seus lugares, foi a vez do lançamento do OP 2013-2016 iniciar com a presença do prefeito Paulo Polis e da vice-prefeita Ana Oliveira.
Além do lançamento oficial do OP, a noite também era aguardada ansiosamente pelos 39 novos conselheiros que tomariam posse para a gestão 2013-2014. E foi nessa perspectiva que todos puderam conferir um vídeo institucional da Prefeitura, que explicitou algumas das 156 obras entregues para a população através das assembleias do Orçamento Participativo em cada uma das 16 regiões do município.
Abrindo os pronunciamentos oficiais, a representante dos novos conselheiros do OP Sirlei Putton, falou sobre a importância da participação de todos nas assembleias do Orçamento Participativo. “É o espaço onde todos discutem suas necessidades, no início com várias demandas em mente, mas depois de muito diálogo e envolvimento, há um entendimento coletivo sobre as prioridades de cada região, e isso é algo muito bom, uma vez que agora a comunidade discute seus problemas e encaminha ações que a prefeitura faz. Com isso todo mundo sai ganhado, sempre”, destacou a conselheira Sirlei.
Assembleias iniciam dia 16 de abril
Após, foi a vez do secretário municipal de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella realizar sua explanação, apresentando a linha de atuação do OP, bem como seu funcionamento, objetivos e nova equipe, uma vez que a Coordenadoria do Orçamento Participativo estará atrelada à secretaria de Coordenação e Planejamento. Segundo o secretário, Erechim vive um momento histórico de desenvolvimento e avanços consideráveis, e isso se dá em grande parte à inclusão das pessoas no processo de participação de suas ações. “Isso o OP deixou muito claro, não apenas pelas 156 obras realizadas em 4 anos, mas principalmente pela forma com que os mais de 12.350 participantes foram determinantes nesses encaminhamentos. E a tendência é que esse número suba cada vez mais, pois a população já entendeu a importância dessa ferramenta tão importante que é o OP na vida de cada comunidade, desde o interior, passando pelos distritos até nossos bairros”, disse Anacleto.
O secretário ainda apresentou o funcionamento do Orçamento Participativo para 2013, com destaque na elaboração e encaminhamento por parte da equipe do OP dos projetos para execução das obras previstas de acordo com sua viabilidade.
O agendamento de reuniões por parte das lideranças das comunidades com a equipe do OP para encaminhamento de auxílios ou subvenções, que serão realizados em três etapas durante os meses de abril e maio, junho e julho, e setembro e outubro. As comunidades serão contempladas na medida em que apresentarem a documentação necessária.
O secretário Anacleto Zanella também falou sobre as pautas das Assembleias que terão como objetivo também a realização de um levantamento de demandas da população, para subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA); levantamento de prioridades Regionais; eleição de Prioridades de cada Núcleo; eleições dos delegados (a cada 10 participantes elege-se 1 delegado, presidente de Associação de bairro ou comunidade já será delegado nato).
Houve também a divulgação do ciclo do OP, que será composto pela realização das Assembleias, seguido da Posse e Fórum dos Delegados do OP, estudo de viabilidade das demandas eleitas nas assembleias, elaboração e votação do PPA e LDO, e por fim a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
O presidente da Câmara de Vereadores e também da União das Associações de Moradores de Erechim (UAME) José da Cruz, falou sobre a importância de um governo com uma visão voltada às pessoas. “Como é bom termos governantes como o Polis e a Ana em nossa cidade. Duas pessoas competentes e donas de corações sinceros, que entendem as necessidades de cada comunidade em seus bairros. Que bom que estão de volta, que bom que o Orçamento Participativo continuará beneficiando cada canto desse município com muito diálogo, participação e inclusão. Destaco também o importante papel que a Casa Legislativa tem em nossa cidade, uma vez que acolhe os encaminhamentos populares e aprova ações a serem executadas pelo Governo nas mais diversas áreas”, salientou.
A vice-prefeita Ana Oliveira agradeceu a presença e a confiança de todos os presentes e destacou a participação das pessoas em torno de ideias que se encaminham para o bem coletivo. “Confesso que fico muito emocionada em ver não apenas o entendimento das diferentes comunidades em participarem das assembleias do OP, mas também com o carinho com que eu e o prefeito Paulo Polis fomos recebidos por vocês nessa noite. Tenho a certeza de que nossa cidade é reconhecedora de quem trabalha por ela. Somos um município construído por trabalhadores e trabalhadoras de várias etnias, e por isso, nesse período de comemoração dos nossos 95 anos de município, quero destacar o empenho de cada um que co seu trabalho, faz de Erechim uma cidade melhor para se viver. Uma cidade que inclui, se desenvolve e oportuniza as pessoas. Temos o desafio nesse novo mandato de não tirarmos o pé do acelerador, e continuarmos o progresso por meio da inclusão, participação popular e transparência, agradeço de coração o empenho, o apoio e o reconhecimento de cada um”, afirmou a vice-prefeita.
É hora de olharmos para frente, diz Polis
Já o prefeito Paulo Polis, realizou um discurso emocionado no sentido da participação popular e das obras realizadas pelo Governo Municipal. “Sei que temos de olhar para o retrovisor e vermos tudo o que construímos, mas também quero dizer que é chegada a hora de olharmos para frente, em busca de novos desafios e ações cada vez mais amplas para o desenvolvimento de nossa cidade. Quero dizer que a participação de todos vocês é essencial para que sigamos nesse ritmo, evoluindo nossa gestão, construindo e ouvindo ainda mais as comunidades, porque um Governo só é eficaz quando ouve seu povo, e isso é essencial. Agradeço também a Câmara de Vereadores pela parceria incondicional aos projetos que beneficiam o progresso de nossa cidade. Dizer para o secretário Anacleto Zanella, que assim como toda equipe de governo, terá um trabalho árduo pela frente no sentido de melhorar ainda mais tudo o que já nos deu ótimos resultados, pois governar é assim mesmo, é superar desafios com metas e muita seriedade, algo que tenho certeza que não faltará em nosso governo. E é claro dizer a todos os presentes, de todas as comunidades de nossa cidade, que estou muito feliz em poder trabalhar por mais quatro anos servindo a vocês, com certeza será um período de muito empenho, dedicação e humildade, pois é assim que sou e continuarei sendo. Parabéns aos conselheiros, parabéns ao Orçamento Participativo, e que a participação seja cada vez maior em cada uma de nossas 16 regiões”, finalizou o prefeito.
Após as falas foi realizada a certificação dos 39 conselheiros do OP (gestão 2013-2014), assim como a discussão para a aprovação do calendário das assembleias em 2013. As reuniões já começam a ser realizadas no próximo dia 16 às 19h30 no sub solo da Catedral São José e que abrangerá o Núcleo Centro.