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12/04/2013
Formação escolar qualifica educadores da rede municipal
Com atividades simultâneas em todas as escolas, professores da rede municipal de educação de Erechim aperfeiçoaram conhecimentos tendo como foco a excelência e a qualida
Com atividades simultâneas em todas as escolas, professores da rede municipal de educação de Erechim aperfeiçoaram conhecimentos tendo como foco a excelência e a qualidade no ensino.
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Educação, quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade no ensino. Por isso, na sexta-feira (12) o curso de qualificação “Formação na Escola” foi realizado em todas as instituições de ensino que integram a rede municipal de Erechim.
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas no processo de educação de Erechim, a Secretaria de Educação visa aprimorar conhecimentos para garantir excelência e qualidade na educação de crianças e jovens.
Os alunos da rede municipal não tiveram aula (programação que já estava prevista no calendário escolar de 2013), sendo que cada escola organizou a sua formação de professores conforme a respectiva necessidade pedagógica.
Durante o dia, diversas atividades foram realizadas simultaneamente nas 15 escolas da rede municipal de educação. Foram promovidas palestras, filmes, estudos e análises de textos para qualificar o trabalho dos educadores visando aprimorar o conhecimento profissional, garantindo excelência na educação da rede municipal de ensino de Erechim.
Programações nas escolas
A E.M.E.I. São Cristóvão promoveu palestra para os professores com a psicóloga Carla Goulart Chaves. O tema “Cuidando do Cuidador” foi proposto para estimular a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito profissional e pessoal, proporcionar um espaço para troca de ideias no que se refere a atividade docente, além de tornar os profissionais de educação conscientes sobre questões relacionadas ao trabalho e ao envolvimento diário com a comunidade escolar.
Já a E.M. Caras Pintadas realizou uma viagem de cunho educativo para Fazenda Quinta da Estância Grande em Viamão/RS. A E.M. Cristo Rei promoveu trabalho sobre educação integral e estratégias para aprendizagem eficaz. Na E.M. Dom Pedro II foi realizada a videoconferência “Emoções, competências e valores para o educador” com Gabriel Perissé. Na E.M. Jaguaretê, a análise do texto “Ser professor – avaliar e ser avaliado” e palestra “Os ingredientes da felicidade facilitadora da aprendizagem” com a professora Maira Salete Onysko, foram as atividades promovidas para os educadores.
Na E.M. Luiz Badalotti, o tema “Pareceres e Avaliações” com Adriana Losso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrou a proposta de trabalho, juntamente com “Avaliações e provas do Ideb”, tratada por Roberto Dias da Silva. No colégio Othelo Rosa, a professora Angela Malicheski trabalhou o tema “Deficiência visual”, já que, de acordo com a direção, a instituição atende neste ano duas estudantes com essa deficiência.
Na E.M. Paiol Grande, foi realizada análise da realidade escolar e reflexão a partir dos filmes “O guardião de memórias” e “O clube do imperador”. Na E.M.E.I. Dom João Aloísio Hoffmann aconteceram estudos a partir de temas relacionados à educação inclusiva. A E.M.E.I Bortolo Balvedi promoveu análise do texto “Educar e cuidar na educação infantil”. Já a E.M.E.I. Estevam Carraro tratou do estudo sobre fases do desenvolvimento infantil e coletânea de atividades para essas fases.
Na E.M. Irmã Consolata, trabalho esteve focado no papel da escola na formação do sujeito com Samile Drews e temática sobre aprendizagem com Berenice Boca.
A E.M. Dr. Ruther A. V. Mühlen realizou treinamento sobre primeiros socorros com a enfermeira Adriana Cantele e desenvolveu as palestras “Aproveitamento de espaços”, “Desenvolvimento motor na infância” e “Afetividade na educação infantil”.
Na E.M.E.I Lucas Vezzaro, atividades teóricas e práticas nortearam a formação de professores com foco principal na temática “Autoestima e afetividade”, além de sessões de histórias, práticas lúdicas como “Trilha das sensações” e momentos de debate com atividades dirigidas. Já no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), uma palestra com Tiago Ingrassia da UFFS abordou o tema “Paulo Freire e a proposta para o EJA”.