Prefeitura Municipal de Erechim - Formação escolar qualifica educadores da rede municipal Com atividades simultâneas em todas as escolas, professores da rede municipal de educação de Erechim aperfeiçoaram conhecimentos tendo como foco a excelência e a qualida">

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6712/formao-escolar-qualifica-educadores-da-rede-municipal

12/04/2013

Formação escolar qualifica educadores da rede municipal

Com atividades simultâneas em todas as escolas, professores da rede municipal de educação de Erechim aperfeiçoaram conhecimentos tendo como foco a excelência e a qualida

Formação escolar qualifica educadores da rede municipal
Formação escolar qualifica educadores da rede municipal

Com atividades simultâneas em todas as escolas, professores da rede municipal de educação de Erechim aperfeiçoaram conhecimentos tendo como foco a excelência e a qualidade no ensino.

O Governo de Erechim, através da Secretaria de Educação, quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade no ensino. Por isso, na sexta-feira (12) o curso de qualificação “Formação na Escola” foi realizado em todas as instituições de ensino que integram a rede municipal de Erechim.

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas no processo de educação de Erechim, a Secretaria de Educação visa aprimorar conhecimentos para garantir excelência e qualidade na educação de crianças e jovens.

Os alunos da rede municipal não tiveram aula (programação que já estava prevista no calendário escolar de 2013), sendo que cada escola organizou a sua formação de professores conforme a respectiva necessidade pedagógica.

Durante o dia, diversas atividades foram realizadas simultaneamente nas 15 escolas da rede municipal de educação. Foram promovidas palestras, filmes, estudos e análises de textos para qualificar o trabalho dos educadores visando aprimorar o conhecimento profissional, garantindo excelência na educação da rede municipal de ensino de Erechim.

Programações nas escolas

A E.M.E.I. São Cristóvão promoveu palestra para os professores com a psicóloga Carla Goulart Chaves. O tema “Cuidando do Cuidador” foi proposto para estimular a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito profissional e pessoal, proporcionar um espaço para troca de ideias no que se refere a atividade docente, além de tornar os profissionais de educação conscientes sobre questões relacionadas ao trabalho e ao envolvimento diário com a comunidade escolar.

Já a E.M. Caras Pintadas realizou uma viagem de cunho educativo para Fazenda Quinta da Estância Grande em Viamão/RS. A E.M. Cristo Rei promoveu trabalho sobre educação integral e estratégias para aprendizagem eficaz. Na E.M. Dom Pedro II foi realizada a videoconferência “Emoções, competências e valores para o educador” com Gabriel Perissé. Na E.M. Jaguaretê, a análise do texto “Ser professor – avaliar e ser avaliado” e palestra “Os ingredientes da felicidade facilitadora da aprendizagem” com a professora Maira Salete Onysko, foram as atividades promovidas para os educadores.

Na E.M. Luiz Badalotti, o tema “Pareceres e Avaliações” com Adriana Losso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrou a proposta de trabalho, juntamente com “Avaliações e provas do Ideb”, tratada por Roberto Dias da Silva. No colégio Othelo Rosa, a professora Angela Malicheski trabalhou o tema “Deficiência visual”, já que, de acordo com a direção, a instituição atende neste ano duas estudantes com essa deficiência.

Na E.M. Paiol Grande, foi realizada análise da realidade escolar e reflexão a partir dos filmes “O guardião de memórias” e “O clube do imperador”. Na E.M.E.I. Dom João Aloísio Hoffmann aconteceram estudos a partir de temas relacionados à educação inclusiva. A E.M.E.I Bortolo Balvedi promoveu análise do texto “Educar e cuidar na educação infantil”. Já a E.M.E.I. Estevam Carraro tratou do estudo sobre fases do desenvolvimento infantil e coletânea de atividades para essas fases.

Na E.M. Irmã Consolata, trabalho esteve focado no papel da escola na formação do sujeito com Samile Drews e temática sobre aprendizagem com Berenice Boca.

A E.M. Dr. Ruther A. V. Mühlen realizou treinamento sobre primeiros socorros com a enfermeira Adriana Cantele e desenvolveu as palestras “Aproveitamento de espaços”, “Desenvolvimento motor na infância” e “Afetividade na educação infantil”.

Na E.M.E.I Lucas Vezzaro, atividades teóricas e práticas nortearam a formação de professores com foco principal na temática “Autoestima e afetividade”, além de sessões de histórias, práticas lúdicas como “Trilha das sensações” e momentos de debate com atividades dirigidas. Já no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), uma palestra com Tiago Ingrassia da UFFS abordou o tema “Paulo Freire e a proposta para o EJA”.