https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6715/programa-de-microcrdito-de-erechim--referncia-para-o-estado
15/04/2013
Programa de Microcrédito de Erechim é referência para o Estado
Afirmação é do secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, que esteve visitando o prefeito Polis nest
Afirmação é do secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, que esteve visitando o prefeito Polis nesta segunda-feira (15), em Erechim
Com um total de 688 contratos já consolidados e cerca de outros 60 em vias de execução, o programa de microcrédito da Prefeitura de Erechim vem mudando a vida de inúmeros micro e pequenos empreendedores do município. A correta execução do projeto coloca Erechim entre os líderes no RS em relação ao volume de empréstimos concedidos, com mais de R$ 8,2 milhões já creditados – com a incrível marca de 0,14% de inadimplência (apenas uma pessoa entre os 688 contatos).
Os números favoráveis fazem com que Erechim seja referência estadual no desenvolvimento do programa Gaúcho de Microcrédito, liderado pelo governo do Estado, a partir da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE). O titular da SESAMPE, Maurício Dziedricki, esteve nesta segunda-feira (14) visitando o prefeito Paulo Polis a fim de buscar estreitar ainda mais a relação entre os executivos estadual e local na condução do processo.
“Quando lançamos o programa, o prefeito Polis foi fundamental na formatação da proposta, especialmente no tocante à taxa de juro a ser cobrada. Felizmente, hoje vemos Erechim entre os municípios líderes de aplicação no RS, com resultados perceptíveis e diretos beneficiando expressivo número de pequenos e médios empreendedores”, pontua o secretário Maurício.
Para o prefeito Polis, o programa representa uma das principais ferramentas para distribuição de renda e geração de oportunidades, incluindo pessoas e desenvolvendo de forma direta a economia do município. Ele explica que todo o trabalho de orientação e encaminhamento da documentação para a retirada do microcrédito, análise e fiscalização dos interessados é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Para fazermos bem feito nosso trabalho social, precisamos que a parte econômica esteja consolidada. O programa de microcrédito lida direto com este princípio, e por isso nosso governo é parceiro incondicional desta iniciativa”, afirma o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, participou da reunião entre o prefeito Polis e o secretário Maurício e reforçou o compromisso do governo de Erechim com o programa. “O Microcrédito serve como um estímulo inicial aos micro e pequenos empresários. Com esta ajuda eles podem colocar em prática suas ideias e negócios, dando a largada a empreendimentos de sucesso”, observa.
Como funciona o programa de microcrédito
A parceria entre a Prefeitura de Erechim e o Governo do Estado tem por objetivo atender aos empreendedores individuais e pequenas empresas do município. Está apto a utilizar o Programa de Microcrédito Gaúcho todo dono de pequenos negócios - que podem ser formais, informais, individuais ou em grupo solidário, gerido por maiores de 18 anos ou que, comprovadamente, demonstrem formação técnica para o desempenho de sua atividade, seja na indústria, comércio ou serviços. O pedido de microcrédito pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Erechim, localizado na Rua Espírito Santo 123. O telefone para contato é 3522-3479. O valor do recurso pode ser de até 15 mil reais. Os prazos para pagamento variam de 4 a 24 meses, com baixíssimas taxas de juros.
Ainda este ano - possivelmente até julho ou agosto - o município de Erechim deverá alcançar a marca de R$ 10 milhões creditados a micro e pequenos empresários locais.