Prefeitura Municipal de Erechim - Coordenação e Planejamento visita secretarias para encaminhar ações e definir metas

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6723/coordenao-e-planejamento-visita-secretarias-para-encaminhar-aes-e-definir-metas

16/04/2013

Coordenação e Planejamento visita secretarias para encaminhar ações e definir metas

Coordenação e Planejamento visita secretarias para encaminhar ações e definir metas

Pasta comandada pelo secretário Anacleto Zanella focará ações buscando alinhar a gestão do Governo de Erechim, colaborando com a eficiência e transparência administrativa

Para o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, a pasta tem importante papel no assessoramento do prefeito Paulo Polis e da vice Ana Oliveira, no intuito de planejar as ações de cada secretaria da administração municipal. “Estamos visitando todas as secretarias e órgãos municipais como a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST), com dois objetivos principais, sendo que o primeiro deles é construir o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Erechim, esclarecendo diretrizes e metas do governo para o período de 2014/2017”, pontua Anacleto afirmando que o prazo para construção do PPA é 15 de junho, conforme a Lei Orgânica do município.

“Depois da elaboração do PPA, entregaremos para avaliação e aprovação na Câmara de Vereadores”, explica o secretário. Outra competência da secretaria é a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que deve ser concluída até 30 de julho.

O segundo objetivo das visitas realizadas, conforme o secretário é que, a partir das principais metas e prioridades de cada secretaria do governo, serão definidos quais são os projetos estratégicos para o município nas diferentes áreas. “Estabeleceremos, nesses projetos, um planejamento estruturado com cronograma e definições orçamentárias. Como disse o prefeito Polis por ocasião da solenidade de posse na Secretaria de Coordenação e Planejamento, os projetos tem que ter início, meio e fim”, explica o secretário destacando que o principal papel da pasta é ajudar e auxiliar as demais secretarias e o governo como um todo a planejar e executar esses projetos.

O principal desafio, segundo Anacleto, é dialogar com todas as secretarias para ter conhecimento sobre os principais programas e projetos, para, assim, estabelecer as metas e construir um planejamento integrado. “A secretaria só vai conseguir desenvolver seu trabalho se tiver este conjunto de informações de cada secretaria”.

Gestão eficaz e transparente

Segundo Anacleto é imprescindível otimizar recursos. Quando estiver em andamento a coordenação dos projetos, também estará sendo analisado a viabilidade técnica e financeira. “Existe a necessidade de uma gestão cada vez mais eficiente e transparente visando o mais correto uso dos recursos públicos”, declara o secretário.

Busca por recursos

A Secretaria de Coordenação e Planejamento tem papel importante na busca por recursos. “Não podemos contar apenas com o orçamento do município para conseguir desenvolver grandes obras. As vias paralelas da BR 153 é um bom exemplo disso. Se contarmos apenas com recursos próprios dificilmente conseguiremos concretizar determinadas propostas. Temos o papel de fazer, coordenar e elaborar bons projetos em conjunto com as secretarias municipais para que possamos garantir recursos e firmar parcerias com os governos Estadual e Federal”, frisa Anacleto.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo (OP) deixou de estar vinculado ao gabinete do prefeito e passa a ser coordenado e organizado pela Secretaria de Coordenação e Planejamento. O orçamento do OP para este ano ultrapassa os R$ 4 milhões. Segundo o secretário será preciso otimizar os recursos para conseguir cumprir com todas as demandas apontadas pelas comunidades.