https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6733/assembleias-do-oramento-participativo-iniciam-com-a-marca-da-participao-popular
17/04/2013
Assembleias do Orçamento Participativo iniciam com a marca da Participação Popular
Moradores da Região 1 deram início às Assembleias que ocorrem em 2013. Demandas e prioridades foram discutidas e votadas pelas comunidades de diferentes núcleos
O novo ciclo de Assembleias do Orçamento Participativo 2013, iniciou oficialmente na noite da última terça-feira (16) no subsolo da Catedral São José. Foi a primeira assembleia com a nova estrutura da ferramenta, que garantiu a participação popular e direta da comunidade junto ao Governo Municipal, agora sob orientação da Secretaria de Coordenação e Planejamento.
Quase uma centena de pessoas participaram da Assembleia que contou com a presença de moradores pertencentes à Região 1, incluindo os Núcleos do Centro, Espírito Santo, Morro da Cegonha, São Pedro e São Caetano. Na ocasião o secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella, coordenou o primeiro momento da Assembleia onde explicou o funcionamento da Coordenadoria do Orçamento Participativo, bem como os trâmites necessários até a realização das prioridades elencadas pela comunidade.
Um vídeo institucional com depoimentos de moradores de diferentes núcleos da cidade, assim como obras construídas e entregues através do OP, foi exibido aos presentes numa espécie de prestação de contas. Após a exposição do vídeo, a equipe do Orçamento Participativo coordenou os trabalhos reunindo os diferentes núcleos para debater as prioridades para o ano de 2014.
O Núcleo Centro obteve uma votação unânime para a construção de uma pista de skate na praça Daltro Filho, e elegeu como delegados Zilmar Domingos Fardo, Mateus Moreno Souza, Vanessa Zin e Elison Veneral. Já o núcleo Morro da Cegonha, elegeu como prioridade principal a revitalização da praça do bairro, e como delegada Liandra Munarini.
A comunidade do bairro Espírito Santo elegeu como delegados Gilberto Andreola e Mauro Frare, e como demanda prioritária o asfaltamento da rua Alzira Schenatto. Os moradores do bairro São Caetano votaram como prioridade a continuação da construção da quadra de esporte, para que se torne uma quadra poliesportiva; foi eleito como delegado Luiz Busetto.
Após as votações das demandas de cada núcleo que compõem a Região 1, foi a vez dos representantes de cada comunidade falarem sobre suas demandas recém eleitas, assim como a prestação de contas de ações realizadas pelo OP em suas localidades como as obras de construção de banheiro público na área central, reforma da capela mortuária Vida Nova, construção de escadaria na rua Pedro Dufloth, tubulação na rua 24 de Outubro entre as ruas Itália e Alemanha, tubulação na rua Miguel Munhofer Filho, instalação de abrigos de ônibus, instalação de redutores de velocidade na rua Bortolo Balvedi, auxílio para a construção de uma quadra poliesportiva e construção de um muro de contenção, num total investido de R$ 344.716,73.
Novidades
A partir da Assembleia da última terça-feira (16), os participantes das reuniões do Orçamento Participativo votarão em demandas para serem apresentadas de forma geral no Plano Plurianual (PPA) do ano que vem. Dentre as demandas gerais elencadas na reunião, a Região 1 optou pela mobilidade urbana em todos os sentidos.
O encaminhamento foi registrado e, segundo o secretário Anacleto Zanella, “o Governo Municipal está empenhado na resolução desse problema, trabalhando de forma conjunta entre as secretarias de Segurança Pública e Proteção Social, Meio Ambiente, Obras Públicas e Habitação e Coordenação e Planejamento. Tudo para agilizar o quanto antes essa demanda tão necessária para nossa comunidade; fato é que estamos felizes em poder contar com a participação da comunidade em assuntos gerais como esse, e assim seguiremos fazendo nas próximas Assembleias”, destacou.
Pronunciamentos deram a tônica da importância da participação popular
As falas que marcaram a primeira Assembleia do ano, ressaltaram a forma como a população discute e se posiciona perante suas demandas, bem como a construção coletiva que deu resultado até agora de 156 obras entregues e mais de R$ 10 milhões de investimento por parte do Governo Municipal.
O secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella, destacou o empenho e a participação dos núcleos que compõem a Região1. “Agradeço a todos que saíram de suas casas, muitos direto de seus trabalhos para comparecerem à primeira Assembleia do ano, com ideias, carinho e objetivos comuns de melhorias em suas comunidades. Quero agradecer ao empenho da equipe de trabalho do OP pelo esforço e dedicação, e lembrar que todos fazem parte desse processo democrático tão importante para o nosso progresso”, disse.
Já o vereador Jorge Psidonik, realizou seu pronunciamento em nome da Câmara de Vereadores. “Hoje estou vendo o OP de fora, uma vez que passei quatro anos ajudando a construir essa bela ferramenta do Governo Municipal. Quero dizer que o Poder Legislativo será sempre parceiro às necessidades discutidas e levantadas pela comunidade, caminharemos lado a lado para o bem de nossa cidade em todas as circunstâncias”, destacou o vereador.
A vice-prefeita Ana Oliveira, agradeceu a presença dos vereadores, secretários municipais e demais conselheiros do OP e garantiu que a vontade da população será sempre o foco do Governo Municipal. “Que bom que podemos cuidar de nossa cidade com a participação direta de todas as comunidades, isso é realmente compensador por nossa parte. Entendemos, o prefeito Paulo Polis e eu, que devemos andar sempre nessa direção de ouvir as pessoas, para que juntos possamos construir a cidade que queremos. Destaco ainda as ações realizadas pelo nosso Governo, não apenas no que se refere às demandas do OP, mas em reformas paisagísticas, trocas de bancos, repavimentações asfálticas, construção do novo Terminal Rodoviário Urbano, seguimos também, todo o procedimento burocrático necessário para a restauração do nosso Castelinho que é um Patrimônio Histórico, entre outras obras que beneficiaram e muito nossa comunidade, uma vez que o grande bairro Centro, tem uma abrangência de moradores de toda a cidade, o que denota um grande fluxo de pessoas diariamente. Esperamos poder contar sempre com a participação e apoio de cada um que se empenha e nos ajuda a construir a nossa cidade”, descreveu a vice-prefeita.
A próxima assembleia ocorrerá na sexta-feira (19), na Região 3 que engloba os núcleos Demoliner e Desvio Becker no salão comunitário do bairro Demoliner às 19h30.