https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6766/balada-segura-se-consolida-em-erechim
25/04/2013
Balada Segura se consolida em Erechim
Com o slogan ‘Bebida e direção não combinam’, o Governo de Erechim promove mais uma ação conjunta com os órgãos de segurança
A noite de quarta-feira (24) foi marcada por mais uma Operação Balada Segura, desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. Unindo ações de fiscalização e de educação para o trânsito, a operação se caracteriza por potencializar os recursos dos órgãos de segurança, por meio de seus agentes de fiscalização.
De caráter educativo, a Balada Segura, implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal, completará um ano de atuação em julho de 2013 e já reduziu em 20% os casos de acidente de trânsito com lesões corporais.
Para o secretário de Segurança Pública, Rafael Testa, o objetivo desta operação é educação e humanização no trânsito. “A Balada Segura tem como objetivo principal a mudança de comportamento dos jovens motoristas. Também é importante lembrar que o uso do cinto de segurança, não falar ao celular enquanto está ao volante ou não exceder na velocidade são regras de preservação da vida tão importantes que precisam ser alertadas tanto quanto os perigos de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas”, ressalta Rafael.
Nas ações realizadas, os profissionais que atuam na Balada Segura verificam a situação do condutor, se ele é habilitado, as condições do veículo, e convidam o motorista a realizar o teste com o etilômetro. “Se for constatada infração no trânsito, é lavrada autuação e serão efetuados os procedimentos cabíveis”, ressalta o secretário.
A operação de quarta-feira foi desenvolvida com estrutura posicionada na avenida Maurício Cardoso, nas proximidades da Praça Júlio de Castilhos. Com sete agentes de trânsito, quatro servidores da Secretaria de Segurança e 12 policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram abordados 81 veículos, onde os condutores foram convidados a realizar o teste com o etilômetro. Cinco motoristas foram autuados pela recusa ao teste e um condutor por dirigir embriagado, com 0,27 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ainda, um condutor foi autuado por dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada.