https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6770/preveno--criminalidade-e-acidentes-de-trnsito-em-pauta
26/04/2013
Prevenção à criminalidade e acidentes de trânsito em pauta
Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, apresenta diagnóstico sobre o município e destaca atuação integrada das polícias e órgãos de segurança no combate ao crime
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social divulgou diagnóstico da criminalidade e violência desenvolvido em parceria com o Laboratório de Georreferenciamento e Planejamento Ambiental da URI – Campus Erechim, com a colaboração da Brigada Militar. Estiveram presentes, durante encontro realizado no Salão Nobre da Prefeitura, a vice-prefeita Ana Oliveira, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, major Ricardo Alex Hofmann, o delegado regional da 11ª Delegacia de Polícia Civil, Gerson Cavedine Fraga, demais autoridades militares, civis e representantes de órgãos de segurança de Erechim, em reunião de trabalho.
Integração e planejamento
Para a vice-prefeita, Ana Oliveira, com integração e planejamento, Erechim terá menores índices de criminalidade a cada ano. “As pessoas que estão reunidas, analisando esse estudo, caminham para o mesmo fim, que é garantir maior segurança ao nosso cidadão. Com trabalho e união de esforços, através do estudo e planejamento, iremos desenvolver ações e políticas públicas para melhorar a segurança em Erechim. É com essa ferramenta de pesquisa e através dos resultados do diagnóstico que saberemos onde atuar de forma conjunta”, afirma.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, o estudo contribui para elaboração de um planejamento estratégico conjunto, com ações direcionadas para diminuir a criminalidade e desenvolver operações integradas, onde a sociedade é a maior beneficiária.
Segurança integrada é exemplo em Erechim
Um destaque apresentado, e que tem tornado Erechim referência no RS, é a integração entre Brigada Militar e Polícia Civil. De acordo com o secretário Rafael Testa, o município é exemplo no que tange as ações conjuntas das polícias e na união de forças para o combate ao crime. “O trabalho conjunto de todos os órgãos de segurança traz resultados positivos em relação à criminalidade no município, principalmente no que se refere ao combate do tráfico de drogas, ocorrências relacionadas a irregularidades no trânsito e perturbação do sossego. Os números positivos são resultados de operações conjuntas, focadas e eficazes no combate a criminalidade”, pontua o secretário.
Ainda, a parceria da comunidade em denunciar os crimes, através dos telefones 190 da Brigada Militar e 197 da Polícia Civil, tem contribuído para a melhoria no trabalho da segurança no que se refere à abordagem, investigação e resolução dos casos.
Diagnóstico é fundamental para planejamento de ações
O secretário Testa também reforçou a importância da parceria com a URI – Campus Erechim no desenvolvimento do trabalho de pesquisa voltado ao diagnóstico da criminalidade e violência. “O trabalho é fundamental principalmente pelo levantamento de dados essenciais para o planejamento das atividades voltadas à área de segurança no município, tendo como foco o cidadão”, destaca.
Rafael também aponta que esse projeto é necessário e depende da parceria com a URI e Brigada Militar para o seu desenvolvimento eficaz. “O diagnóstico, que nos mostra os números das ocorrências de trânsito e criminalidade certamente apontará caminhos para que todos que atuam na área de segurança saiam fortalecidos”, frisa o secretário afirmando que melhorias estão sendo encaminhadas com a Polícia Civil, para que os números de ocorrências registradas nas delegacias também passem a integrar o relatório. “Com essa melhoria daremos um passo a frente, tornando o trabalho mais completo”, destaca.
“Esse trabalho não pode parar e a tendência é que se avance em relação a melhorias e adequações, buscando fortalecer e valorizar, também, o trabalho abnegado e parceiro de policiais militares e civis”, ressalta o secretário frisando que o diagnóstico colaborará também com o Projeto de Mobilidade Urbana, que é uma das prioridades do Governo de Erechim.
O secretário de Segurança destaca que, a partir da análise do diagnóstico, o trabalho integrado com as polícias e órgãos de segurança será planejado, visando utilizar o estudo como ferramenta de trabalho para definição de ações estratégicas. “Já entramos no terceiro ano em que a pesquisa desenvolvida pela URI vem fortalecer o planejamento estratégico das ações de segurança. Com base nesses números e, a partir de 2013, com as melhorias propostas, estaremos fortalecidos para usar esse estudo em prol da prevenção à criminalidade e redução dos acidentes de trânsito”, conclui Rafael.
Para o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, major Ricardo Alex Hofmann e segundo o delegado regional da 11ª Delegacia de Polícia Civil, Gerson Cavedine Fraga, a pesquisa elaborada pela URI em parceria com a Secretaria de Segurança pode auxiliar os trabalhos das polícias Civil e Militar, pois o estudo mapeia os locais de maior incidência de ocorrências policiais, tornando-se mais um instrumento para ser utilizado na atividade policial. “Vale salientar que o estudo deverá ser aprimorado com os dados fornecidos pela Polícia Civil onde todos os registros de ocorrências confeccionados pelos órgãos de segurança pública são armazenados no sistema de informática policial. Esperamos, contudo, reduzir mais ainda os índices de ocorrências no nosso município”, afirma o delegado Fraga.
Diagnóstico da criminalidade e acidentes de trânsito
Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e Laboratório de Georreferenciamento e Planejamento Ambiental da URI – Campus Erechim, o relatório foi apresentado pelo professor doutor Vanderlei Secretti Decian. Os dados são referentes ao último quadrimestre de 2012, sendo que para os índices de acidentes de trânsito foram observados os fatos geradores do Artigo 303 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ‘Lesão corporal culposa’ e ‘Acidente com danos materiais’.
Já em relação à criminalidade, os fatos geradores estão relacionados às ocorrências referentes à ameaça, desacato, resistência, desobediência, embriaguez, fato atípico, furtos, lesão corporal, perturbação, posse de entorpecentes, tráfico de entorpecentes, recuperação, roubos e vias de fato.
As ocorrências são apresentadas por bairros, sendo que a região central de Erechim concentra os maiores índices, representando 45% das ocorrências de criminalidade e 30% das ocorrências de trânsito. Com base na análise dos dados, a avenida Sete de Setembro registrou 45% das ocorrências de criminalidade e 21% das ocorrências de trânsito.
Em relação aos meses do estudo, não houve variações significativas no número de registros efetuados. Setembro de 2012 registrou 27,3% das ocorrências de trânsito e o mês de novembro 28,4% dos registros de criminalidade. Para os dias da semana verificou-se que domingo é o dia com maior índice de ocorrência sendo 17,8% para criminalidade e 9,8% para ocorrências de trânsito.
Quanto ao horário, o estudo aponta que o intervalo entre 18 e 19 horas é o que apresenta o maior número de ocorrências. São cerca de 9% das ocorrências de criminalidade e 7,1% relacionadas ao trânsito, registradas no período. Os números de homicídio tem se mantido estáveis, apresentado um registro por mês, sendo imprescindível destacar a atuação das polícias Militar e Civil nesses casos. Dos homicídios registrados no último quadrimestre, todos foram elucidados através do trabalho conjunto do Setor de Inteligência da Brigada Militar e Grupo de Investigações Especiais da Polícia Civil.
Dados comparativos
Um estudo comparativo foi realizado pela equipe do projeto que demonstrou que em 2011 e 2012, as três ocorrências que ocuparam o topo da lista mantiveram-se as mesmas, porém com índice de redução. No que se refere aos acidentes de trânsito, seja lesão corporal culposa ou acidente com danos materiais, foi registrada redução de 16,2% entre os dois anos de estudo do Laboratório de Georreferenciamento.
Para lesão corporal e crimes de ameaça, o índice de redução entre 2011 e 2012 ficou na escala de 28%. Mesmo com um aumento de 9,6% no número de ocorrências entre um ano e outro, os números são satisfatórios, pois estão vinculados ao aumento de ações no combate à posse e tráfico de entorpecentes, que segundo análise dos estudiosos, representa o resultado de operações conjuntas e eficazes das polícias Militar e Civil no combate a criminalidade.