Prefeitura Municipal de Erechim - Balada Segura na madrugada de domingo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6779/balada-segura-na-madrugada-de-domingo

29/04/2013

Balada Segura na madrugada de domingo

Balada Segura na madrugada de domingo

 

Campanha educativa minimizou a autuação dos motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas. Em Erechim, cerca de 95% dos condutores que passam pelo teste do etilômetro na Balada Segura estão abaixo da penalidade, apresentando resultado negativo para ingestão de álcool

 

O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul inovou ao optar pela educação ao invés de focar apenas na punição para reduzir o número de motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas. A iniciativa, realizada em Erechim, através do Detran e Governo Municipal, pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal, completará um ano de atuação em julho de 2013 e já reduziu em 20% os casos de acidente de trânsito com lesões corporais.

“O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas. O projeto é rigoroso, mas de forma bastante educativa. Ele está sendo praticado para mudar o comportamento das pessoas” explica o secretário de Segurança Pública, Rafael Testa. “Após quase um ano do projeto em Erechim, a grande maioria dos condutores que fazem hoje o teste de alcoolemia nas blitzes da Balada Segura, aproximadamente 95% estão abaixo da penalidade, com resultado negativo para ingestão de álcool e seguem adiante dirigindo seus automóveis. Isso só comprova que fiscalização com ênfase na educação pode mudar a conduta das pessoas”, pontua o secretário.

A operação realizada na madrugada de domingo (28) foi desenvolvida com estrutura posicionada na avenida Maurício Cardoso. Com seis agentes de trânsito e 12 policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram abordados 80 veículos, onde os condutores foram convidados a realizar o teste com o etilômetro. Somente um motorista foi autuado pela recusa ao teste e três por dirigirem sob efeito de álcool. Ainda, seis condutores foram autuados por infrações diversas.