https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6782/aeroporto-de-erechim-est-entre-os-15-do-rs-que-recebero-investimentos-federais-para-expanso
30/04/2013
Aeroporto de Erechim está entre os 15 do RS que receberão investimentos federais para expansão
Comandante Kraemer foi contemplado pelo Plano Nacional de Aviação do governo federal, em parceria com o governo do Estado. Projeto prevê ampliação da pista, novo suporte do sistema de controle de iluminação e aquisição de brigada de incêndio
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária para os usuários, ampliar a oferta de transporte aéreo à população e reconstruir a rede de aviação regional, o governo federal lançou um novo programa de investimentos nos aeroportos do país, o Plano Nacional de Aviação. E Erechim foi contemplado já na primeira fase do projeto, ao lado de outros 269 municípios brasileiros (15 deles no Rio Grande do Sul).
No Estado, o Plano Nacional de Aviação Regional do executivo federal se dará sob a coordenação do Departamento Aeroportuário (DAP) do governo Tarso Genro que terá um total de R$ 345 milhões para custear os investimentos necessários.
Na última semana, o prefeito de Erechim Paulo Polis esteve na secretaria estadual de Planejamento, em Porto Alegre, ao lado do deputado estadual AltemirTortelli, e do assessor do deputado federal Marco Maia, Claudio Henrique Giacomini, para conhecer mais detalhes e as próximas etapas de implantação do programa em nível local.
Conforme o prefeito Polis, o conjunto de medidas a serem adotadas no aeroporto Comandante Kraemer de Erechim permitirá que o município passe a receber voos de maior parte ligando a cidade com o restante do país de forma mais célere e econômica. “O programa de investimentos em logística aeroportuária do governo Dilma leva em conta a necessidade de fortalecer a rede de aviação regional, com mais opções de voo e preços mais baratos. Felizmente, e graças à pujança econômica de nosso município e graças também às nossas parcerias estratégicas, Erechim está entre os 15 municípios do RS contemplados. Vamos seguir acompanhando passo a passo o andamento do projeto. Nossa cidade, que completa 95 anos neste dia 30 de abril, merece essa boa notícia”, frisa o prefeito.
Até o final de 2013, explica o coordenador estadual do Plano Nacional de Aviação e assessor do gabinete do secretário de Planejamento, Jerri Machado, os estudos de custos para as melhorias nos aeroportos regionais – contratados pelo Banco do Brasil – devem estar concluídos, permitindo que as obras comecem já no próximo ano.
Inicialmente, o aeroporto Comandante Kraemer necessitará de um novo suporte em seu sistema de controle de iluminação, ampliação da pista e a instalação de uma brigada de incêndio (que será fornecida pela empresa erechinense Triel HT – vencedora da licitação para equipar os aeroportos que receberão os investimentos do governo federal).
A confirmação de Erechim na rota da aviação nacional foi saudada pelo deputado Altemir Tortelli. De acordo com o parlamentar, com voos maiores, Erechim irá se consolidar no roteiro econômico nacional, atraindo novos investimentos. ‘É muito bom sabermos que nosso alinhamento com os governos federal e estadual está colaborando decisivamente para que o município cresça e receba investimentos deste porte. Tenho a certeza que daremos um grande salto de desenvolvimento com a entrega da obra. Precisamos, no entanto, manter a mobilização para que consigamos garantir esta conquista’, destaca o deputado, que ressalta o empenho dedicado ao assunto desde o início do mandato. "As questões de infraestrutura regional estão entre as prioridades de atuação de nosso trabalho desde o princípio. Desta forma, é satisfatório vermos que os resultados estão acontecendo", pontua.
Claudio Henrique Giacomini, do gabinete do deputado Marco Maia, lembra que a classe empresarial de Erechim, a partir do presidente da ACCIE,Claudionor Mores, havia entregue documento solicitando o empenho de Maia e do prefeito Polis para que a pista do Comandante Kraemer fosse ampliada, possibilitando que voos de até 72 lugares possam pousar no aeroporto. ‘Um avião de maior porte e com horários mais adequados são demandas prementes dos empresários de Erechim e região.Nosso mandato, bem como os governos federal, estadual e municipal estão comprometidos com esta necessidade. Certamente, quem ganha é a comunidade’, analisa Giacomini.
O que é o Plano de aviação regional
Para fortalecer e ampliar a malha de aeroportos regionais, o governo federal vai investir R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviaçãoregional. Serão contemplados nessa primeira fase 270 aeroportos. As medidas permitirão aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao passageiro, agregar novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular, aumentar o número de rotas operadas pelas empresas aéreas.
O programa visa ampliar o acesso da população brasileira a serviços aéreos. O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.
Os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
Dentre os critérios que balizaram a escolha dos aeroportos a serem beneficiados, estiveram o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Além dos investimentos diretos, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas debaixa e média densidades de tráfego, que preveem, inclusive, isenções e subsídios para passagens. ‘Se percebe é que o governo pretende reduzir fortemente a diferença entre as passagens aéreas e as rodoviárias, o que é extremamente salutar’, comenta o assessor do deputado Marco Maia, Claudio Henrique Giacomini.
Aeroportos de Galeão e Confins também serão beneficiados pelo Plano de expansão
A capacidade do aeroporto de Confins é de 10,3 milhões de passageiros ao ano. Em 2011, o terminal recebeu 9,5 milhões de passageiros. Emdezembro de 2013, após o término das obras que estão sendo realizadas pela Infraero, o aeroporto terá a sua capacidade ampliada para 17,5 milhões. A demanda prevista para 2014 é de 13 milhões de passageiros. Já o Galeão tem capacidade atual para 17,4 milhões de passageiros ao ano. Em 2011, o movimento no terminal foi de 14,9 milhões de passageiros. As obras dos dois terminais do Galeão, que estão sendo realizadas pela Infraero, ficarão prontas para a Copa do Mundo e vão ampliar sua capacidade para 44 milhões ao ano de passageiros do aeroporto.
Infraestrutura aeroportuária nacional
Hoje, a infraestrutura aeroportuária brasileira conta com 720 aeródromos públicos. Dentre eles, existem aeroportos delegados a estados e municípios, bem como outorgados à iniciativa privada, como Brasília, Guarulhos e Viracopos. A infraestrutura principal, que atende às capitais, conta com 31 aeroportos com voos regulares. Ademais, 98 aeroportos regionais recebem voos de aviação regular. Na rede nacional, 129 aeródromos, em média, recebem voos regulares, ou seja, locais para os quais as empresas mantêm voos com horários e periodicidade definidos.