https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6790/governo-formaliza-convite-para-que-lacticnios-tirol-invista-em-erechim
02/05/2013
Governo formaliza convite para que Lacticínios Tirol invista em Erechim
Prefeito Paulo Polis entregou à direção da Tirol proposta para que o município receba nova planta industrial da empresa para processamento e industrialização de 2 milhões de litros de leite por dia
O prefeito Paulo Polis, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento, Anacleto Zanella, e Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, visitou a direção da Lacticínios Tirol Ltda, em Treze Tílias/Santa Catarina, levando proposta do município de Erechim para receber a nova planta industrial que a empresa catarinense pretende implantar na região Sul do país.
O governo, desta forma, busca encontrar uma alternativa para que a produção leiteira do Norte do RS fique na região. A comitiva erechinense foi recebida pelo diretor da Tirol, Tarso Dresch, e pelo gerente de relações institucionais da empresa, Valter Antonio Brandalise.
Conforme o prefeito Polis, a Tirol deverá anunciar nos próximos meses o Estado escolhido para o maior investimento em infraestrutura de sua história. “Eles estão buscando área para instalar uma unidade para processamento e industrialização de leite e derivados que deverá operar com mais de 2 milhões de litros de leite por dia, gerando mais de 500 empregos diretos e milhares de outros indiretos. Sabendo desta possibilidade, fomos ao encontro da direção da empresa levar a nossa proposta”, explica o prefeito.
Hoje, os estados mais cotados para receber os investimentos são Rio Grande do Sul e Paraná, sendo que a produção leiteira das regiões Norte e Noroeste do RS despertou o interesse dos catarinenses.
Depois de entregar relatório com os dados técnicos e da produção leiteira local, fornecidos pela Emater/RS-Ascar, o prefeito Polis e secretários Anacleto e Marmentini conheceram as exigências da Tirol para definir o local das futuras instalações. Entre elas, estão a necessidade de uma área de 1 milhão de metros quadrados localizada às margens de uma rodovia federal (BR) e a possibilidade de utilização de 2 milhões de litros de água/dia para a produção.
Durante a reunião, o prefeito Polis também trouxe ao debate a possibilidade de que a Tirol arrende a unidade da LBR/Bom Gosto, em Gaurama.
Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a região de Erechim produz diariamente 680 mil/litros de leite, representando um fluxo econômico primário de R$ 15,3 milhões aos produtores locais.
Quem é a Tirol
No dia 26 de setembro de 1974, a Lacticínios Tirol Ltda, iniciou suas atividades na industrialização de leite pasteurizado. Pouco depois, ampliou a indústria e passou a produzir outros produtos lácteos na cidade de Treze Tílias, região Meio-Oeste de Santa Catarina. Inicialmente a produção era de 200 litros de leite/dia, captados somente no município.
Com um forte trabalho de conscientização e incentivo à pecuária de leite chegou-se a uma produção diária acima de 1 milhão por dia. Para conseguir industrializar este volume de leite, a Tirol adquiriu uma nova unidade localizada na cidade de Chapecó. Posteriormente, uma nova e moderna unidade foi construída pela Tirol em Linha Caçador, em Treze Tílias. Atualmente, o leite é captado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por isso, a Tirol conta com 19 postos de captação, onde são realizadas a análise e resfriamento do leite.
A Tirol oferece uma variada linha de produtos, como queijos, creme de leite, requeijão, doce de leite, iogurte, leite pasteurizado, leite em pó, e o carro-chefe: o leite longa vida, desenvolvido com equipamentos e tecnologia sueca, sendo envasados aproximadamente 700 mil litros/dia na unidade de Treze Tílias.
Preocupada em acompanhar o desenvolvimento tecnológico e satisfazer as necessidades de seus consumidores, a Tirol tem investido no aprimoramento da qualidade e no desenvolvimento de novos produtos. Além de contar com uma estrutura de logística que facilita a distribuição de seus produtos, hoje são 52 distribuidores nos estados de Santa Catarina e Paraná e 16 representantes entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A empresa é líder nacional na comercialização de leites UHT e é também a marca de leite mais lembrada nos estados do Paraná e de Santa Catarina.