https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6807/exemplo-do-oramento-participativo--vivenciado-por-acadmicos-da-uri-e-servidores-de-itatiba-do-sul
06/05/2013
Exemplo do Orçamento Participativo é vivenciado por acadêmicos da URI e servidores de Itatiba do Sul
Ferramenta de participação popular implantado pelo Governo Polis e Ana é visitado por acadêmicos do curso de Administração da Uri Campus de Erechim, e serve como modelo para implantação de ações no município de Itatiba do Sul
Desde sua implantação em 2009 pelo Governo Polis e Ana, o Orçamento Participativo já beneficiou todas as Regiões de abrangência do município com 156 obras entregues, movimentou mais de 3 mil participantes nas assembleias e teve um investimento direto pela Prefeitura Municipal de R$ 10 milhões.
A partir de 2013, o Orçamento Participativo está sendo coordenado pela Secretaria de Coordenação e Planejamento. O Secretário Anacleto Zanella destaca que “o envolvimento da comunidade é essencial para que tenhamos ações pontuais escolhidas pelas comunidades de maneira democrática e participativa, essa é nossa marca. Ouvir a população e discutir ações junto com ela, é essencial para continuarmos avançando ainda mais”, salienta.
Na assembleia realizada no bairro Bela Vista no última dia 2, cerca de 40 acadêmicos do curso de Administração da Uri Campus de Erechim estiveram presentes para acompanhar de perto a metodologia usada pelo Governo nas reuniões. Segundo o professor Luciano Alves dos Santos, “essa é uma questão e uma ação muito pertinente dentro da gestão pública, uma vez que os nossos acadêmicos podem observar o andamento das discussões e formatações de demandas realizadas nas assembleias”, explica.
Já na assembleia realizada no bairro Atlântico no dia 25-04, servidores da Prefeitura de Itatiba do Sul estiveram presentes para acompanhar o andamento e a metodologia aplicada pela equipe do OP, no sentido das reuniões com os núcleos que compõem as regiões. Na ocasião os funcionários Cláudio Kessler e Osvaldo Suelo, acompanharam os trabalhos realizados para a implantação da ferramenta popular no município, aos moldes de como é desenvolvida em Erechim.