Prefeitura Municipal de Erechim - Estado deve assinar novo contrato com Hospital Santa Terezinha Proposta representará economia aos cofres municipais, qualidade no atendimento e reforço na medicina preventiva às cidades do Alto Uruguai.

 

">

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6812/estado-deve-assinar-novo-contrato-com-hospital-santa-terezinha

07/05/2013

Estado deve assinar novo contrato com Hospital Santa Terezinha

Proposta representará economia aos cofres municipais, qualidade no atendimento e reforço na medicina preventiva às cidades do Alto Uruguai.  

Estado deve assinar novo contrato com Hospital Santa Terezinha

Proposta representará economia aos cofres municipais, qualidade no atendimento e reforço na medicina preventiva às cidades do Alto Uruguai

 

Em reunião nesta segunda-feira (6), em Porto Alegre, o secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, anunciou ao prefeito de Erechim, Paulo Polis, deputado Altemir Tortelli, e à presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Adriana Tozzo, que a partir da implantação de atendimento 100% SUS no Hospital Santa Terezinha de Erechim não será mais necessário a complementação financeira por internações dos pacientes dada pelos Municípios ao Hospital. Assim, o Estado assumiria o pagamento dos valores, hoje estimados em cerca de R$ 8 milhões por ano. O compromisso do secretário abre caminho para que seja firmado um novo contrato entre o Estado e o Santa Terezinha, o que deve ocorrer nos próximos meses, após levantamento técnico.

‘Estamos realizando uma auditoria de custos no Santa Terezinha, com participação da AMAU, para que tenhamos atualizado o quadro das necessidades financeiras do Hospital e dos valores pagos por cada município em razão das complementações por internação. Tão logo este processo seja concluído, daremos o encaminhamento para a nova parceria que representará mais saúde aos moradores de toda a região. A economia gerada será revertida em atendimento direto na ponta no reforço dos sistemas de saúde municipais, com enfoque ao caráter preventivo e de promoção da saúde e qualidade de vida’, destaca o prefeito Paulo Polis.

 

Secretário reconhece eficiência do Santa

A garantia do secretário animou as lideranças presentes à reunião. Ciro Simoni também destacou o ótimo serviço prestado pelo Hospital: “Esse é nosso reconhecimento pela eficiência que tem demonstrado em atender pacientes de toda a região’, diz.

 

Tortelli destaca conquista e avanço para todos

Para o deputado Altemir Tortelli, a garantia do secretário demonstra o empenho de todos na conquista que se revela única para os municípios da região. “Esse anúncio foi uma batalha e empenho de todos. Com isso, os Municípios poderão investir esses recursos, que antes iam para o Hospital, em saúde preventiva. Um avanço para todos”, comemorou o deputado que também lembrou do papel do parlamento Gaúcho que aprovou emendas ao Orçamento garantindo o investimento de 12% do Estado em Saúde.

A presidente da AMAU, Adriana Tozzo, celebra o encaminhamento dado ao tema, numa parceria entre Estado e Municípios. ‘Nesta ação conjunta, indicamos que o caminho é o da aproximação interna entre os Municípios e do diálogo com outras esferas de Governo. Certamente este novo momento na saúde regional beneficiará toda a comunidade do Alto Uruguai. Para nós da AMAU é um passo importante, até porque coube à entidade agilizar o processo, custeando a auditoria no Santa Terezinha’, frisa Adriana – que também celebra as novas possibilidades que se abrirão em seu Município, Itatiba do Sul, com a economia a ser gerada pelo contrato.

Estiveram presentes à audiência, ainda, o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; o prefeito de Severiano de Almeida, Ademar Basso; o prefeito de Jacutinga, Gelsi Lodea; o prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski; o prefeito de Quatro Irmãos, Adilson de Valle e o prefeito de Erval Grande, Agustino Sinski, além dos coordenadores regionais de saúde da 11ª CRS de Erechim, Cleimar da Rosa e João Darcy Resende.

Erechim é sede do Hospital Santa Terezinha, que atende em média 1.000 pacientes por dia oriundos de 90 municípios da macrorregião Norte do RS, sendo que destes 32 municípios são do Alto Uruguai. Em 2012, a casa de saúde realizou mais de 370 mil exames , 14.976 internações e 8.638 cirurgias. Esta demanda torna o hospital, conforme a secretaria estadual de Saúde, um dos mais produtivos e resolutivos do Rio Grande do Sul.